Pins que dão dinheiro… mas não no Pinterest

O Pinterest, rede social de imagens que se assume como o site com o ritmo de crescimento mais rápido da história dos EUA, podia ter um programa através do qual os utilizadores fossem pagos sempre que algum dos seus “pins” se convertesse em compras, por parte de outros utilizadores. Mas a ideia partiu dos seus concorrentes.

Depois de ter lançado a sua plataforma de comércio social, em Maio, a rede social de partilha de fotografias The Fancy passou a permitir não só “apreciar” determinados produtos como também comprá-los. Mas foi mais longe, já que decidiu compensar os utilizadores que fazem a partilha de produtos. Sempre que um produto é “apreciado” – uma opção equivalente ao “like” do Facebook – o utilizador recebe um código, para partilhar com os seus amigos. E se esse item acabar mesmo por ser comprado, o utilizador recebe 2% das vendas.

A rede The Fancy não está sozinha. Também a plataforma Wisemarkit dá aos seus utilizadores a possibilidade de ganhar dinheiro, caso os seus contactos adquiram os produtos que recomendam no site.

«É entusiasmante permitir que as pessoas façam o upload dos seus próprios produtos. Esta é uma abordagem que já foi adoptada por sites de curadoria e venda de moda, como o StyleOwner. Mas o Wisemarkit vê um mercado muito para além da moda, com base no seu interface semelhante ao do Pinterest», explicou à Fast Company o co-fundador do site Wisemarkit, Oliver Ripley.

Facto é que a rede social Pinterest tem sido um verdadeiro impulsionador de compras pela internet, e que os utilizadores da plataforma gastam, em média, muito mais dinheiro que os membros das restantes redes sociais. Resta saber quando (e se) chegará a vez de, também ela, adoptar programas de recompensas para os seus utilizadores.

 
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