Assistant: marca portuguesa torna-se Caso de Estudo mundial da Google  

Há uma marca portuguesa nas bocas do Google. A app da Barkyn, Assistant, foi oficialmente reconhecida como case study. Este reconhecimento deve-se à inovação e ao uso avançado de Inteligência Artificial (IA), que tornam Assistant um produto de vanguarda. A aplicação funciona como um assistente em tempo real, oferecendo suporte personalizado e uma avaliação de saúde para cães através de reconhecimento de imagem e IA.

Aumentar a vida dos cães em mais dois anos saudáveis é a missão da Barkyn – e foi com esse propósito que nasceu Assistant. Pela primeira vez, graças a uma tecnologia pioneira de reconhecimento de imagem e IA, é possível realizar uma avaliação de saúde completa e personalizada, determinando, numa escala de 0 a 100, o estado de saúde em vários parâmetros, como condição corporal, estado do pelo e da pele, saúde ocular e saúde oral.

Com o upload de apenas três fotografias do cão, Assistant analisa centenas de dados para criar um perfil de saúde detalhado e rigoroso: “Não há nada assim no mercado. Imagine submeter uma fotografia do seu cão a mil especialistas e receber um diagnóstico consensual sobre a sua saúde e como melhorá-la. É isso que fazemos… em segundos”, explica André Jordão, CEO e fundador da Barkyn.

Após a avaliação de saúde inicial, o apoio prestado aos donos é contínuo: “Assistant começa por avaliar a saúde do cão, para depois dar indicações práticas para melhorá-la semanalmente, responder a dúvidas pontuais ou urgentes sobre saúde, e até sugerir programas de fim de semana para donos e cães aproveitarem mais momentos juntos”, complementa André Jordão.

Para que Assistant passasse do sonho à realidade, mais de 50.000 cães foram analisados para garantir a precisão dos dados e para treinar os modelos de IA, com base em dezenas das mais recentes investigações científicas caninas.