Pingo Doce passa a recusar cartões em pagamentos inferiores a 20 euros

A partir do próximo dia 1 de Setembro o Pingo Doce vai deixar de aceitar pagamentos com cartões de crédito e multibanco em compras de valor inferior a 20 euros. A medida vai permitir uma poupança anual superior a cinco milhões de euros, noticia o jornal Público.

Num folheto já distribuído a alguns clientes, a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos afirma que, com esta medida, os clientes estarão a contribuir para a concretização de mais oportunidades de poupança para si próprios.

Já o jornal i dá conta de que a marca tinha testado o fim do pagamento com cartões de crédito em 15 supermercados. A iniciativa prendia-se com a “identificação, na sua estrutura de custos, de oportunidades de ganho de eficiência”. Depois de uma primeira experiência, a partir do início do próximo mês, as 371 lojas Pingo Doce verão a mesma medida ser implementada.

Entretanto a SIBS, Sociedade Interbancária de Serviços responsável pela gestão da rede multibanco, em reacção ao anúncio da medida do Grupo Jerónimo Martins, defendeu que qualquer “impedimento administrativo ao desfruto das vantagens de um tal sistema por parte do público em geral resulta, em última instância, no sacrifício do bem-estar dos consumidores”.

A SIBS, em informações avançadas pelo jornal i, destacou já que esta medida reduz a segurança e a comodidade dos pagamentos. A entidade não deixa de lembrar que o sistema português é tido a nível internacional como um dos melhores exemplos mundiais e uma das áreas em que Portugal assume a liderança.

 
Artigos relacionados