Pingo Doce e Novo Verde promovem acções de limpeza nas praias da Liga Meo Surf
O programa “Amar o Mar” do Pingo Doce ganhou nova vida com a Liga Meo Surf. A cadeia de supermercados juntou-a à Novo Verde para promover acções de limpeza nas cinco praias onde está a decorrer a competição de surf, numa parceria com escolas locais: cerca de 500 crianças do 1.º e 2.º ciclo foram desafiados a arregaçar as mangas e apanhar lixo nos areais.
Enquanto parceiro de sustentabilidade da Liga Meo Surf, o Pingo Doce pretende sensibilizar e alertar para a necessidade da preservação dos mares e dos oceanos, especialmente junto dos mais jovens.
Filipa Pimentel, directora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, diz que «é fundamental envolver a comunidade e, em particular, incentivar as gerações mais novas a participarem activamente nestas acções, para que tenham acesso à informação e aos recursos necessários e possam, desde já, começar a adoptar comportamentos e estilos de vida mais sustentáveis e responsáveis».
Cabedelo (Figueira da Foz), Matosinhos (Porto), Ribeira D’Ilhas (Ericeira), Ribeira Grande (Açores) e Supertubos (Peniche) são as praias abrangidas pela iniciativa, sendo que em cada uma das etapas da Liga Meo Surf haverá também uma sessão de sensibilização com a mergulhadora Sónia Sousa Ell. Logo depois, inicia-se a acção de limpeza, sendo entregue um kit a cada participante.
«A sensibilização do cidadão para a adopção de boas práticas e para uma gestão adequada dos resíduos que gera é fundamental para prevenir a produção de resíduos. A proibição da utilização de um determinado produto, por si só não é a solução», lembra Pedro Simões, director-geral da Novo Verde. Será fundamental explicar o que fazer no momento de descarte dos resíduos, encaminhando-os para o local mais adequado.
As próximas acções irão decorrer em Junho, nas praias de Ribeira D’Ilhas e Ribeira Grande. Em Outubro, será a vez de Supertubos, em Peniche, receber a quinta e última fase da iniciativa.