Phenix desvenda 5 dicas para poupar água. Precisa mesmo de lavar os cogumelos?
O Dia Mundial da Água, que se assinala hoje, é a desculpa ideal para lembrar a importância de poupar um dos recursos naturais mais preciosos que temos à nossa disposição. A Phenix, aplicação que promove o combate ao desperdício, aproveita, por isso, a data para desvendar algumas dicas que podem ajudar a poupar água na cozinha.
“A água é um recurso cada vez mais escasso e é fundamental termos sempre em consideração a sua utilização consciente e sustentável, principalmente tendo em conta o panorama de seca intensa que vivemos nos dias de hoje”, indica a plataforma em comunicado.
Em parceria com Beatriz Machado, chef Desperdício Zero da Phenix, eis cinco dicas para adoptar um estilo de vida mais amigo do ambiente:
1 – Aproveitar a água de aquecer o duche para utilizar na cozinha
A água que sai do chuveiro, enquanto aquece, pode ser recolhida para um recipiente grande com tampa, para impedir que entrem impurezas ou químicos do duche. Essa água pode depois ser aproveitada na cozinha, como por exemplo para cozer vegetais ou cereais, lavar a loiça, fazer chá ou café, fazer sopa, entre outros (é só deixar a imaginação fluir).
2 – Aproveitar a água de lavagem dos alimentos para regar as plantas
Colocar um recipiente por baixo dos vegetais no lava-loiça, quando estes estão a ser lavados, permite reaproveitar essa água para, por exemplo, regar as plantas, durante as horas com menos sol. Para além disso, é importante ter a torneira com um fluxo de água reduzido, ou então ter um recipiente com água onde se molham os vegetais para que possam ser escovados, poupando-se assim alguns litros de água.
3 – Lavar a loiça na máquina em vez de à mão
Se a loiça for lavada na máquina e o espaço for aproveitado para a lavagem do maior número de peças possível, a poupança de água pode ser significativa, em comparação com uma lavagem à mão com água corrente, ainda que com pouco fluxo. Quem não tiver máquina de lavar loiça, deve encher o lava-loiça com água suficiente para todas as peças. No final, basta enxaguar.
4 – Reinterpretar o conceito de “sujo” na cozinha
Muitas vezes, não é necessário lavar com água corrente, mas apenas passar um pano seco ou humedecido. Isto acontece, por exemplo, com a preparação e confeção de cogumelos, ou mesmo com a limpeza de alguns utensílios de cozinha.
5 – Utilizar apenas a água necessária para cozer alimentos
Na cozedura de alimentos, como por exemplo massa, ovos, legumes, entre outros, devemos utilizar apenas a água necessária para cobrir os mesmos, ao invés de encher a panela de água que depois terá de ser escorrida.