Pernod Ricard lucra mais 10% graças a mercados emergentes

O grupo francês de bebidas e licores Pernod Ricard viu os seus lucros do exercício de 2011, concluído a 30 de Junho, crescerem em 10% para 1146 milhões de euros. O negócio nos mercados emergentes foi o grande impulsionador do aumento.

No exercício em que a empresa acredita ter alcançado o melhor resultado dos últimos quatro anos, o resultado operacional subiu 11%, para 2114 milhões de euros, em doze meses.

Como noticia o OJE, a facturação cresceu 7% para 8215 milhões de euros, com diferenças significativas por região. Nos mercados emergentes a progressão foi de 17%.

Na Ásia e resto do mundo o volume de negócios da Pernod Ricard cresceu 15%. Já na América o crescimento foi de 6%, com 5% a caber aos EUA, 13% ao Brasil e -12% no México.

Em França, mercado doméstico da companhia que detém marcas como Absolut Vodka e Malibu, o volume de negócios sofreu um decréscimo de 1%, ao passo que na restante Europa cresceu 2%.

Em Itália e na Grécia, por sua vez, as vendas recuram 13%. Em Espanha e no Reino Unido o decréscimo foi de 4%. Já na Europa Oriental as vendas aumentaram em 16%.

Recorde-se que, recentemente, também a produtora de bebidas alcoólicas Diageo revelou os resultados do seu exercício de 2011. Os lucros superaram as previsões dos analistas. Os mercados emergentes, a par do aumento da procura nos EUA, foram os principais impulsionadores do crescimento, acabando por compensar o cenário menos favorável do mercado europeu.

 
Artigos relacionados