Pepsi aposta na personalização com mais de 70 vozes possíveis para o mesmo anúncio

E se em vez de ver o mesmo anúncio várias vezes por dia, pudesse ser brindado com variações adequadas ao momento? É isso que a Pepsi propõe ao juntar-se à Google para desenvolver um anúncio com mais de 70 vozes possíveis e que assenta na personalização.

Pensado para promover a versão sem açúcar de Pepsi nos Estados Unidos da América, o anúncio tem apenas seis segundos e mostra uma lata a ser aberta e o seu conteúdo a ser vertido para um copo. O que distingue o anúncio que diferentes pessoas vêem é o som ou, mais concretamente, a voz.

“Zero Sugar, Zero Compromise” é o mote da campanha que, de acordo com o site Just Drinks, aponta a consumidores do sexo masculino, entre os 30 e os 40 anos. Este é o grupo demográfico que a Pepsi identificou como tendo uma vida que obriga a mais cedências no dia-a-dia.

A ideia é conseguir identificar estes momentos de compromisso e apresentar o anúncio nessas alturas, com a ajuda da equipa de análise dados da Google. «Achamos que é mais interessante falar com o consumidor nos seus próprios termos, durante os momentos em que estão de facto a ceder em algo nas suas vidas ao longo do dia», explica Todd Kaplan, responsável de Marketing da Pepsi.

Esta poderá ser uma nova abordagem ao marketing programático e à personalização do consumo publicitário. Um fã de hockey que se senta para ver um jogo, por exemplo, poderá ouvir um anúncio de Pepsi em que a voz se dirige especificamente aos fãs de desporto. Por outro lado, alguém que está apenas na cama a ver vídeos de talkshows no YouTube ouvirá uma mensagem que inclui referências a comédia e à hora de ir dormir.

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