Parceria com Leica e Guia Michelin comprovam a aposta na qualidade fotográfica dos novos Xiaomi 14 e 14 Ultra, e não só…

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Quando a fotografia se junta ao vídeo para celebrar a história, e a imagem se liga por osmose com a gastronomia, todos os nossos sentidos são activados e o convite para uma experiência impactante está lançado.

A Xiaomi apresentou dois equipamentos premium – Xiaomi 14 e 14 Ultra – que elevam a fotografia a um novo patamar. Para o demonstrar e para celebrar as capacidades técnicas dos novos equipamentos, a marca estabeleceu parcerias com marcas de prestígio, como a Leica e o Guia Michelin, com as quais desenvolveu duas acções que vão despertar emoções e despertar paladares que os consumidores jamais esquecerão.

A evolução e a tecnologia são pilares fundamentais na estratégia da Xiaomi mas, acima de tudo, a insígnia pretende manter um lugar de destaque no segmento premium, sem nunca esquecer a sua maior missão: estar próximo do consumidor. Apresentados durante o evento de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona, no início deste ano, os novos Xiaomi 14 e 14 Ultra revolucionam o conceito de câmara fotográfica e de IA (Inteligência Artificial) no smartphone e representam o grande investimento da marca no desenvolvimento de soluções avançadas nesta área.

Nesse sentido, e apostando numa estratégia de evolução do segmento premium, a Xiaomi estabeleceu uma parceria com a Leica – considerada a excelência no campo da fotografia – para um trabalho conjunto de investigação e, sobretudo, de desenvolvimento de experiências premium para o consumidor, fornecendo lentes Leica especialmente criadas para os equipamentos Xiaomi. Desta união nasceu, inclusive, um novo Instituto Ótico Xiaomi x Leica, com o objectivo de liderar o que consideram a “Era da fotografia Mobile”.

No centro desta estratégia assente nas capacidades extraordinárias de ambos os modelos – Xiaomi 14 e 14 Ultra – a Xiaomi estabeleceu não só uma parceria com a Leica, mas também com o Guia Michelin, dando origem a dois importantes projectos para a marca: a Xiaomi Master Class e a campanha “Comer com os Olhos”. As duas iniciativas enquadram-se, igualmente, na grande missão da Xiaomi: estar próximo do consumidor e proporcionar-lhe experiências marcantes.

Xiaomi Master Class

Depois do sucesso desta acção em 2023, a Xiaomi apresenta a segunda edição da Xiaomi Master Class, em parceria com o fotógrafo Rui Caria, sob o mote “See The World In The New Light” (Ver o mundo de uma nova perspetiva). Inspirada num testemunho vivo de um mundo em transformação, esta nova Master Class liderada pelo renomado fotojornalista conta a história das peixeiras da Nazaré e das suas raízes, através de um trabalho documental em fotografia e vídeo, totalmente criado com o Xiaomi 14 Ultra.

Esta abordagem multimédia não apenas celebra as histórias individuais das mulheres da Nazaré, mas proporciona uma reflexão sobre a passagem do tempo e a evolução cultural da região, de onde Rui Caria é natural.

Composta por três episódios, o fotojornalista explica nesta Master Class, a sua abordagem ao tema escolhido, a selecção das técnicas mais indicadas, como explorar as melhores funcionalidades do Xiaomi 14 Ultra, e acima de tudo, como é que se cria a narrativa e a história que quis contar. «Na Nazaré, procuro as pessoas que habitaram a minha infância; as mulheres da Nazaré, vestidas de negro, em contraste com o imenso areal dourado, são quem quero fotografar e filmar. Já não são muitas as que ainda insistem nos xailes negros e saias de roda, e é urgente encontrar as que ainda carregam a tradição dia-a-dia e ouvir as suas histórias de sal e Sol, passadas de geração em geração», partilha Rui Caria. Foi precisamente isso que fez no curto documentário intitulado “Mulheres de Sol e Sal”, gravado na íntegra com o Xiaomi 14 Ultra, e apresentado no último episódio da Master Class.

Assumindo este novo modelo da Xiaomi como “uma câmara que também permite telefonar”, Rui Caria considera que, cada vez mais, os smartphones dão o poder de criar conteúdos através de diferentes formatos: «O trabalho documental que me proponho desenvolver, usando o smartphone Xiaomi 14 Ultra, não termina apenas na fotografia, mas, e pelas capacidades de vídeo deste equipamento, terá um resultado multimodal. As fotografias tiradas com o equipamento serão usadas como base de um filme também ele filmado com o smartphone. E a peça documental, não será apenas fotográfica, mas resultará num produto transmedia que usará o vídeo e a fotografia para comunicarem a mesma história em modos e plataformas diferentes», sublinha o profissional.

O propósito da Xiaomi Master Class é criar uma plataforma para que fotógrafos profissionais possam partilhar e inspirar pessoas de todo o mundo a explorar as infinitas possibilidades da fotografia mobile. Tiago Flores, Country Director da Xiaomi em Portugal, acrescenta: «Esta parceria com a Leica e a colaboração com Rui Caria na Xiaomi Master Class reflectem o nosso compromisso em impulsionar a excelência na fotografia mobile. Estamos entusiasmados por oferecer aos entusiastas da fotografia uma plataforma para explorar novas fronteiras criativas, enquanto continuamos a elevar os padrões da inovação. É um passo emocionante para a Xiaomi e uma oportunidade única na criação de tecnologia de ponta cada vez mais acessível a todos», sublinha.

Comer com os olhos

Reforçando o seu posicionamento no segmento premium através de parcerias com marcas que são uma autoridade nos seus campos, a Xiaomi associou-se, igualmente, ao Guia Michelin e ao Chef José Avillez, para a campanha “Comer com os olhos”, que conta com a participação do reconhecido fotógrafo Javier Corso.

Sob o denominador comum de trazer experiências exclusivas e com grande impacto, mais uma vez, a Xiaomi procurou quebrar barreiras e abrir novos mundos para os consumidores, ligando a fotografia e a gastronomia.

Enquadrada no patrocínio da marca ao Guia Michelin para as edições de 2025 e 2026, esta campanha “Comer com os Olhos” pretende mostrar que o estímulo visual influencia de forma directa a experiência gastronómica, o próprio sabor e o prazer de comer. Assim, e através de uma harmonização fotográfica, a marca pretende elevar a união de sentidos a outro nível, fundindo pratos de alta cozinha com narrativas visuais inspiradas neles. «Esta colaboração com o Chef José Avillez representa a constante procura da marca pela inovação e a excelência, que são a base para o desenvolvimento de produtos como o Xiaomi 14 Ultra, feito em parceria com a Leica e revolucionário na fotografia mobile», explica o Country Director da Xiaomi em Portugal, Tiago Flores.

Este projecto “Comer com os Olhos” surge em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência (UPV), que realizou um estudo que comprova que o estímulo visual promove e influencia a forma como degustamos um prato e nos relacionamos com a comida. «Quisemos materializar este estudo num projeto Xiaomi dentro de um conceito Guia Michelin, porque, de facto, a experiência gastronómica eleva-se ao máximo em termos de criatividade, de inovação, e da experiência que temos nestes restaurantes. Quisemos, pela primeira vez no mundo, fazer um pairing de fotografia, e os pratos do chef José Avillez, reconhecido dos portugueses como uma pessoa inovadora, criativa e com paixão, representam valores partilhados pela Xiaomi», partilha Tiago Flores.

José Avillez, o primeiro Chef português a conquistar duas estrelas Michelin em Portugal, seleccionou um dos seus pratos emblemáticos para fazer a primeira harmonização entre a fotografia e a alta cozinha, composto por quatro criações que reflectem a inovação característica do seu Restaurante Belcanto. Este prato foi o ponto de partida para uma experiência sensorial única. Já Javier Corso, consagrado fotógrafo da National Geographic, começou por sentir e fotografar a cidade e as pessoas de Lisboa em diversos momentos, inspirado também nesta simbiose entre a fotografia e a cozinha portuguesa.

Todas as imagens apresentadas em “Comer com os Olhos” foram captadas com o Xiaomi 14 Ultra, um dispositivo que transcende a definição de um simples smartphone, como observado pelo próprio fotógrafo Javier Corso que explica que deixou «de pensar nele como um smartphone que tira fotografias para passar pensar nele como a câmara mais pequena que alguma vez tive».

A Xiaomi apresenta, desta forma, os seus novos modelos 14 e 14 Ultra, uma estratégia que está em sintonia com um dos pilares da missão da marca: «Construir conteúdo local, contar histórias locais, não só para a conectar com o consumidor português, mas contribuindo para falar das nossas tradições, da nossa cultura, quer seja gastronómica, quer seja artística», conclui Tiago Flores.

Conheça melhor o projecto da Master Class aqui.

Deguste a campanha “Comer com os Olhos” aqui.

 

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