Pandemia impulsiona TikTok em Portugal: 1,8 milhões já usam a rede social chinesa

Com 1,8 milhões de utilizadores em Portugal, o TikTok já não é uma rede social que apenas um grupo reduzido de pessoas conhece. Especialmente popular junto dos mais jovens, esta plataforma de origem chinesa conta com 65% de utilizadores do sexo feminino e 35% do sexo masculino, de acordo com dados divulgados pela Azerion, empresa que representa o TkTok em Portugal.

Num webinar organizado pela Lisbon Digital School, Cristina Figueira e Carlos Cunha, respectivamente digital account manager e digital account executive da Azerion, indicam ainda que os utilizadores portugueses passam, em média, 50 minutos por dia no TikTok (menos 15 minutos do que a nível global). Quanto ao número de vezes que a app é aberta por dia, a Azerion aponta para sete (que compara com as 13 vezes globais).

A principal fatia de utilizadores em território nacional tem entre 19 e 24 anos (36%), seguindo-se adolescentes entre os 14 e os 18 anos (32%). As faixas etárias dos maiores de 25 anos (20%) e dos 13-14 anos (12%) têm uma expressão mais reduzida. Os responsáveis da Azerion sublinham ainda que os jovens abrem caminho para os mais velhos. Isso aconteceu com outras redes sociais e, agora, repete-se com o TikTok.

Segundo as informações apresentadas no webinar, o distanciamento social aproximou ainda mais as pessoas do TikTok, uma vez que se viram com mais tempo livre. Procuraram, por isso, novas formas de entretenimento e de ocupar as horas vagas: desde Fevereiro, verificou-se um salto de 36% no número de utilizadores. Em dois meses, o TikTok ganhou 500 mil novos utilizadores em Portugal.

Quanto aos formatos, a Azerion revela que apenas alguns estão disponíveis no mercado nacional e que outros se encontram a caminho – como é o caso do Overlay + Branded Content e do CTA Post Roll. Independentemente do formato escolhido, Carlos Cunha garante que o segredo está nos conteúdos próprios desenvolvidos em específico para esta rede social.

Em Portugal, Disney, Gillette Venus, McDonald’s, Sumol, Wook, Nos, Staples, Worten, Samsung e Tezenis estão entre as marcas que já começaram a explorar o TikTok. As mais-valias podem ir desde maior envolvimento com um público-alvo mais jovem a potenciais conteúdo virais, passando por taxas de engagment acima da média ou segmentação etária e de género. As métricas das campanhas, por seu turno, são os gostos, mas também os comentários e as reacções aos conteúdos.

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