Pandemia: 95% dos consumidores mudou pelo menos uma coisa na sua vida para sempre
Um inquérito global elaborado pela Accenture mostra que, um ano após o primeiro confinamento, 95% dos consumidores afirma ter mudado pelo menos um aspecto da sua vida de forma permanente como consequência da pandemia. Essa alteração pode ser o teletrabalho ou a utilização de meios de pagamentos contactless, por exemplo.
De acordo com a mesma análise, a proporção de compras online de produtos como comida, decoração, moda ou bens de luxo por parte de utilizadores pouco frequentes de plataformas de comércio electrónico aumentou 343% desde o início da crise sanitária. Por utilizadores pouco frequentes, a Accenture entende pessoas cujas compras online não ultrapassam 25% do total de compras.
«Os principais retalhistas foram rápidos a adaptar-se à ascensão do e-commerce e estão a usar a tecnologia para servir os seus clientes de novas formas. Muitos adoptaram tecnologias disruptivas como realidade aumentada para recriar a experiência de uma loja física e ajudar os clientes a visualizar melhor uma divisão com mobília ou um conjunto de vestuário, enquanto outros transformaram lojas fechadas em centros de logística com tecnologia de recolha e embalamento», aponta Jill Standish, senior managing director e head of Accenture’s global retial industry group.
Num mundo pós-pandemia, essa preocupação com a satisfação do cliente em ambiente online terá de ser mantida, garantindo entregas rápidas e experiências fluídas, por exemplo.
Quanto ao dia-a-dia, 79% dos inquiridos afirma que gostaria de trabalhar a partir de um “terceiro espaço”, ou seja, nem o escritório nem a própria casa. Este “terceiro espaço” poderá ser um café, um hotel ou um cowork, por exemplo. Em termos de viagens, 46% indica que vai reduzir para metade ou eliminar por completo as viagens de trabalho.