Outubro Rosa: Marcas juntam-se à luta contra o cancro da mama

Para assinalar o Mês da Sensibilização para o Cancro da Mama e o Dia Internacional do Cancro da Mama, no próximo dia 19, diversas marcas e entidades lançam campanhas de consciencialização para a prevenção e o tratamento da doença. Conheça alguns dos projectos que apoiam o movimento Outubro Rosa.

AXN White

No âmbito da 4.ª edição da iniciativa “Luta Rosa, Pensa Rosa”, está a promover a realização de rastreios médicos ao cancro da mama. Além disso, o canal apoia a exposição da escultura The Time is Now, da autoria de Mariana Gillot, que pretende homenagear todos aqueles que já passaram por esta luta. A obra já pode ser vista no El Corte Inglés.

Crédito Agrícola/CA Vida

O Crédito Agrícola e a sua seguradora do ramo vida, a CA Vida, vão comparticipar a compra de um mamógrafo digital directo através de um donativo conjunto de 15 mil euros. Este equipamento será destinado ao Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Germano de Sousa

Lembrando que “90% dos cancros da mama podem ser vencidos se forem detectados precocemente”, os laboratórios Germano de Sousa lançam uma campanha que convida todas as mulheres a visitarem um posto de colheitas, de norte a sul do País. “Prevenção, a melhor defesa” é o mote desta campanha que está a ser divulgada online.

iMM-Laço Hub

O Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) vai promover a Semana da Mama 2023. A iniciativa irá decorrer entre os próximos dias 24 e 30 na Alameda da Universidade, em Lisboa, onde haverá lugar a conversas relacionadas com o tema do cancro e recolhas de sangue para o Biobanco-iMM CAML (todas as manhãs). Será ainda possível ver um painel de azulejos da Viúva Lamego que presta homenagem a quem já recebeu o diagnóstico de cancro da mama.

Mango

Pelo sexto ano, a marca de moda lançou uma colecção solidária, cujos lucros serão doados integralmente para a Fundação FERO. A colecção é inspirada nas mulheres que foram submetidas a uma mastectomia e inclui dois soutiens, um conjunto de casaco e calças, uma t-shirt, uma tote bag e uns chinelos. Em Portugal, está disponível apenas online.

MO

Pelo quinto ano consecutivo, a MO associa-se ao Instituto Português de Oncologia com uma campanha solidária. Até ao final do mês, as lojas da marca estão a vender o porta-chaves Dois Corações num Só (4,99 euros), cujas vendem revertem a favor do IPO do Porto.

Torres Novas

Até ao final deste mês, a marca irá doar 20% das vendas de todos os artigos cor-de-rosa, entre as colecções de roupa de banho e cama, à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM).

Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS)

“Viver com cancro da mama” é o mote da nova campanha promovida pela SPS, que visa aumentar a literacia sobre o cancro da mama. A campanha inclui um podcast, conduzido pela embaixadora Joana Cruz e com a participação de especialistas nestes temas. Será ainda lançado um guia que explica os diferentes termos técnicos associados à doença. A campanha conta com o apoio da Gilead, Daiichi-Sankyo, AstraZeneca e Novartis.

Wiñk

A Wiñk associou-se à Semana da Mama 2023, organizada pelo iMM-Laço Hub, alertando dessa forma para a “importância do rastreio, do auto-exame e da descoberta precoce da doença”. Em simultâneo, e até 15 de Novembro, desenvolve uma campanha de donativos em que cada cliente poderá doar 50 cêntimos, um euro ou cinco euros nas lojas e quiosques aderentes. Estes donativos reverterão para o iMM-Laço Hub.

Women’secret

No âmbito do projecto #simimporta, que tem como objectivo normalizar a vida das mulheres que sofrem com cancro da mama, a marca lança uma colecção composta por três modelos de cuecas solidárias, em diferentes tons de rosa. A colecção estará disponível nas lojas e online até 28 de Fevereiro de 2024 e os benefícios da sua venda revertem para o iMM-Laço Hub.

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