Ouro, prata ou bronze? Decida o que merecem estas campanhas dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos (JO) são um dos eventos de maior destaque mundial e, por isso, as marcas fazem questão de marcar presença. A chama vai à pira olímpica e as próximas semanas serão o palco principal das principais modalidades do desporto mundial, mas não só. As marcas também aproveitam a dimensão dos JO para divulgarem os seus produtos e serviços.

A empresa de consultoria criativa Darwin&Verne elaborou um relatório de análise das tendências publicitárias e revela que os patrocinadores globais trazem 30% das suas receitas para os Jogos Olímpicos – cerca de 3 mil milhões de euros, com pacotes de patrocínio a partir de 183 milhões de euros. Os fundos, de acordo com o Comité Olímpico Internacional (COI), são usados para apoiar os atletas e os programas desportivos.

São 16 as empresas que assinaram contratos de marketing com o COI para os próximos anos. Em Paris há duas marcas, a Corona e a Deloitte, em estreia como patrocinadores principais. Em comparação com Tóquio, a General Electric e a empresa química Dow Chemical saíram da lista. A McDonald’s, que patrocinou os Jogos de Londres e do Rio de Janeiro, também desistiu de Paris. Além destes, os sponsors locais entram em jogo em cada evento olímpico – na Cidade Luz, estarão presentes empresas como o Carrefour, a LVMH e a Accor -, bem como os patrocinadores dos comités olímpicos de cada país.

O relatório sublinha ainda que a novidade em Paris 2024 serão os patrocínios individuais: o COI autorizou as marcas a patrocinarem os seus próprios atletas e permitirá que os desportistas lhes agradeçam em momentos de visibilidade. No entanto, esses agradecimentos não podem incluir vídeos ou promover qualquer produto ou serviço.

Nestes Jogos espera-se um foco particular na inovação e na sustentabilidade. Quer isso dizer que existe uma oportunidade para que as marcas demonstrem o seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social, alinhando as estratégias de marketing com os valores olímpicos de excelência e respeito.

Assim, além dos patrocínios oficiais, todas as marcas pretendem “actuar” nos JO. São muitas, entre as quais: Louis Vuiton, Nike, The North Face, Ralph Lauren, Skims, Ómega, Padora, Montblanc, Swatch ou Adidas.

Veja em baixo algumas das campanhas levadas a cabo pelas marcas deste ano.

Omega

Cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos desde 1932, a Omega chega à edição de 2024 com uma série de relógios e uma campanha que transporta os atletas para cenários icónicos da capital francesa.

 

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Nike

“Watch Where We’re Going” é o nome da campanha da Wieden + Kennedy Amesterdam para a Nike.

TAP

A viagem para Paris há muito que começou”, da Bar Ogilvy, mostra como a viagem dos atletas começou muito antes de chegarem ao aeroporto para fazerem este voo em particular. É um trajecto com muitos anos, desde a infância, que leva agora este trio de atletas a pisar o palco principal do desporto a nível mundial.

Corona

“Momentos de Ouro” é o que a marca de cerveja promete para os Jogos mais famosos do planeta.

 

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Tide

“Stains Happen to the Best of Us”, da Saatchi and Saatchi para a Tide.

 

 

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Coca-Cola

A Coca-Cola apresenta a campanha “It’s Magic When The World Comes Together”, da Olgilvy. Mas não só. A marca de refrigerantes lança”Hello World”, uma canção para os JO que fala sobre a celebração da unidade global e do espírito inspirador do evento. Trata-se de um tema musical de ritmo vibrante e optimista, que surge através de uma colaboração entre Gwen Stefani, Anderson .Paak e o compositor e vocalista dos OneRepublic, Ryan Tedder.

 

 

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