Os ícones de Hollywood estão em exposição no Porto

“Hollywood Icons: A Fábrica de Estrelas – Fotografias da Fundação Kobal” é o nome da exposição que leva alguns dos maiores nomes do cinema norte-americano ao Centro Português de Fotografia, no Porto. A inauguração está marcada já para a próxima sexta-feira, dia 6.

Trata-se de uma exposição inédita em território português, com curadoria de Simon Crockers e Robert Dance. Tem como objectivo mostrar a importância da fotografia na era de Ouro de Hollywood através de 161 retratos de nomes como Charlie Chaplin, Marlon Brando, Marilyn Monroe ou Sophia Lauren.

As fotografias são da autoria de fotógrafos de estúdio, “pouco aclamados e que trabalhavam discretamente nos bastidores, mas cujas fotografias, distribuídas aos milhares pelos estúdios de cinema, foram fundamentais para a criação das estrelas do grande ecrã e para a promoção dos filmes e do estilo de Hollywood em todo o mundo”, conta a organização.

São mais de 50 os fotógrafos envolvidos nesta exposição, desde Clarence Sinclair Bull e Eugene Robert Richee a Elmer Fryer, Lazlo Willinger ou Ruth Harriet Louise (a primeira mulher à frente do departamento de fotografia de um estúdio). Os seus trabalhos retratam diferentes períodos do cinema, começando na década de 20 e terminando nos anos 60.

A exposição, que pode ser visitada até 7 de Junho, coloca ainda em destaque John Kobal, historiador de cinema e autor de mais de 30 livros sobre a sétima arte e fotografia. Criador da fundação com o seu nome, queria salvaguardar a sua colecção de fotografias, imagens de filmes e recordações.

No Porto pelas mãos da Terra Esplêndida, também responsável por trazer a Portugal “Frida Khalo – As Suas Fotografias”, a exposição “Hollywood Icons: A Fábrica de Estrelas – Fotografias da Fundação Kobal” irá atribuir parte da receita de bilheteira à Casa do Artista.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...