Os favoritos da Super Bowl (ainda que as redes sociais tenham sido um “spoiler”)
O Super Bowl, que teve lugar na madrugada do passado domingo para segunda-feira e culminou com a vitória dos New York Giants sobre os New England Patriots, é o evento desportivo do ano nos EUA. Mas é, também, uma montra cara (30 segundos podem valer 3,5 milhões de dólares), onde as marcas mais poderosas estreiam os seus anúncios. No entanto, este ano, e como destaca o Marketing News, parece que se perdeu um pouco do “efeito surpresa”, já que quase metade dos anúncios já tinham sido vistos na internet. Talvez seja sintomático de como as coisas mudaram no marketing com a chegada das redes sociais: antes, as marcas queriam criar expectativa sobre os anúncios, mas agora colocam-nos nas redes para que os utilizadores partilhem e falem sobre eles.
«Esta foi a primeira Super Bowl em que as redes sociais foram parte integrante dos planos dos anunciantes», destacou ao The New York Times Adam Schwartz, director associado e especialista em desporto da agência de meios Horizon Media.
O anúncio da Volkswagen, protagonizado por um cão, esteve entre os mais comentados da noite. O mesmo se passou com o anúncio da Chrysler, da Coca-Cola, com os seus anúncios interactivos protagonizados por ursos polares, e da Toyota, que contou com a participação de Jerry Seinfeld e de Jay Leno.
Ainda assim, a protagonista da noite foi a top model brasileira Adriana Lima, que figurou nos spots de duas insígnias distintas: Kia e Teleflora.
De acordo com dados da consultora Nielsen, este foi o terceiro melhor ano da história da Super Bowl, em termos de audiência, com 47,8% de share.
Assista em baixo a alguns dos vídeos preferidos dos espectadores, segundo um ranking elaborado pelo USA Today.
Chevrolet
M&M
Doritos
Honda