Os concelhos e candidatos mais mediáticos das eleições

Lisboa e Fernando Medina são o concelho e o candidato mais mediáticos destas eleições autárquicas, segundo um estudo da Carma.

O relatório da Carma revela que a cobertura mediática foi mais evidente na capital portuguesa. Fernando Medina, com 26%, com o candidato com mais menções, seguindo-se Carlos Moedas (23%) e Beatriz Gomes Ribeiro (13%).

No segundo concelho mais mediático, o Porto, Rui Moreira lidera nas menções com 22%, sendo acompanhado por Vladimiro Feliz e Tiago Barbosa Ribeiro, ambos com 13%.

Em Braga, Ricardo Rio alcançou 12%, Hugo Pires reúne 8% das menções e Alexandra Vieira 7%. Em Coimbra, o top 3 é composto por José Manuel Silva (18%), Manuel Machado (14%) e Miguel Ângelo Marques (9%). Por último, em Aveiro, Ribau Esteves (15%), Manuel Oliveira de Sousa (9%) e Nelson Peralta (6%) compõem o pódio.

Quanto à exposição mediática dos partidos políticos com assento parlamentar, no que às Eleições Autárquicas diz respeito, os que obtiveram maior cobertura mediática foram PS (24%), PSD (19%) e CDU (15%).

A equipa de analistas da Carma conclui que o Partido Socialista lidera o volume de notícias em todos os distritos (entre 18% e 26%), com excepção de Leiria, onde o Partido Social Democrata é mais mencionado (22%) pelos meios de comunicação social portugueses.

Relativamente a Redes Sociais, em Lisboa, Carlos Moedas lidera nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) em termos de seguidores (99 882) e Beatriz Gomes Ribeiro tem sido a candidata a Lisboa mais activa em termos de publicação de conteúdo (395).

No Porto, Rui Moreira é o candidato com mais seguidores (229.009) e Tiago Barbosa Ribeiro conta com maior volume de publicações (845). Em Braga, Ricardo Rio lidera em Braga tanto em número de seguidores (65 519) como em conteúdo publicado (286 posts). Em Coimbra, José Manuel Silva também lidera em termos de seguidores (9 030) e de posts (420). Por último, em Aveiro, José Ribau Esteves é o candidato mais seguido nas redes com 3 764 seguidores e Manuel Oliveira de Sousa é o mais activo em termos de publicações (214 posts).

«A visibilidade nos media é determinante para a formação da opinião pública e todos os candidatos querem aparecer. Como tal, a análise da comunicação de media, em profundidade e com método, fornece uma vantagem estratégica para os candidatos e partidos políticos veicularem as suas mensagens da melhor forma, comunicarem de forma proactiva e tomarem as melhores decisões», afirma Luís Garcia, managing director da Carma em Portugal.

Artigos relacionados