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Oreo, Mars, M&M (e outros): Marcas reduzem tamanho dos chocolates, mas preços mantêm-se
Os amantes de chocolate podem ter notado que os seus doces favoritos estão mais pequenos, mas não mais baratos. A Mondelez, dona de produtos como a Milka ou Oreo, e a Mars Wrigley, que detém os M&M, Snickers ou Mars, reduziram o peso das embalagens de várias marcas icónicas, mantendo os preços nas prateleiras ou até aumentando-os,
Na Tesco, por exemplo, uma embalagem de Cadbury Oreo Bites passou de 110g para 100g, mantendo o preço de 1,75 libras. No Sainsbury’s, um M&M’s Chocolate More to Share encolheu de 220g para 200g, sem alteração no preço (3,60 libras).
A prática, conhecida como “shrinkflation” (em português reduflação), foi denunciada por Steve Dresser, CEO da Grocery Insight, que partilhou imagens das novas embalagens nas redes sociais. A Mondelez e a Mars Wrigley, abordadas pelo site The Grocer, confirmaram a redução justificando-a com o aumento dos custos de produção, especialmente de ingredientes como cacau e leite.
Embora as marcas afirmem que a decisão foi o “último recurso” para manter a qualidade dos produtos, na prática, os consumidores terão de pagar mais por menos chocolate.
A Marketeer tentou obter esclarecimentos por parte das duas empresas em Portugal, tendo a Mars Wrigley indicado que “as pressões inflacionistas que se fazem sentir em todo o mundo estão bem documentadas e, infelizmente, não somos imunes a elas”.
Nesse sentido, a marca confirma a redução do peso dos chocolates face ao aumento da matéria-prima: “Enquanto continuamos a absorver aumentos substanciais nos custos das matérias-primas, tivemos de tomar a difícil decisão de ajustar alguns dos nossos preços de tabela e reduzir o peso de um número selecionado dos nossos produtos”.
A empresa garante ainda: “Na Mars, ofereceremos sempre os nossos produtos de alta qualidade com a melhor relação qualidade-preço possível. É algo que de que não abdicamos, e estamos a reforçar esse compromisso nestes tempos difíceis.”
Até ao momento a Mondelez Portugal ainda não esclareceu à Marketeer se o mesmo ocorre em território nacional.