Orçamentos de marketing em quebra: de 11% para 6,4% da receita
No ano passado, os orçamentos de marketing representavam 11% das receitas totais das empresas, mas agora não vão além dos 6,4%. A descida é apontada pela Gartner, depois de inquirir profissionais de marketing da América do Norte e da Europa.
“Um rápido regresso aos níveis de financiamento pré-pandemia provou ser ilusório para muitas organizações de marketing”, indica a Gartner, sublinhando ainda que este cenário é transversal a diferentes indústrias: nenhum sector chegou aos dois dígitos este ano.
Produtos tecnológicos (5%), manufactura (5,8%) e media (5,8%) são os sectores que mais cortaram no marketing, tendo reduzido a mais de metade o valor disponível face à receita total.
A mesma análise, reportada pelo WARC, mostra que há também uma alteração em termos de alocação do montante disponível, em clara vantagem para os meios digitais. O investimento em owned, paid e earned media responde agora por quase três quartos (72,2%) dos orçamentos de marketing. Além disso, o comércio digital ultrapassou o investimento operacional, tendo agora uma fatia de 12,3%.