Orçamentos de eventos aumentam mas publicidade não acompanha crescimento

Depois de dois anos de pandemia, os orçamentos dos eventos estão de novo a crescer, revelando um ajuste das empresas à convivência com a Covid-19. De acordo com o IPA Bellwether Report, só no Reino Unido registou-se um aumento no primeiro trimestre de 2022 que quase ultrapassou o máximo dos últimos oito anos (+14,1% em comparação com +6,1% no último trimestre de 2021).

Os resultados do inquérito revelam ainda que 43,8% dos participantes espera um aumento do budget disponível para apostar em estratégias de marketing durante o próximo ano, enquanto 10,6% prevê cortes.

De forma geral, todas as actividades de marketing devem contar com aumentos de orçamentos, com os eventos (22,1%) e os principais canais de media (20,1%) a levarem as “fatias” maiores. Ainda assim, a percepção dos negócios continua a ser variada, já que os orçamentos publicitários não deverão aumentar tanto quanto seria espectável devido ao aumento do custo de vida e à previsível interrupção do crescimento económico a nível global.

«Os custos de vida estão a aumentar e poderemos ver a inflação chegar perto dos dois dígitos nos próximos meses, o que vai afectar o poder de compra. Os problemas na cadeia de abastecimento continuam a fazer-se sentir e foram até exacerbados devido à guerra na Ucrânia. As crescentes tensões geopolíticas também dão azo a incerteza e podem levar a que as empresas reavaliem as suas decisões até que todos estes riscos se reduzam», comenta, citado pelo WARC, Joe Hayes, autor do Bellwether Report.

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