Orçamento para férias da maioria dos portugueses é de 500 a 1000 euros
As férias de Verão é uma das alturas mais aguardadas pelos portugueses, que organizam tempo e finanças para poderem aproveitar uns dias fora. De acordo com um estudo da ConsumerChoice, Bestravel, Odisseias e Pinto Lopes Viagens, o orçamento médio dos portugueses varia entre 500 e 1000 euros para 36% dos inquiridos, 24% gastou menos de 500 euros e 21% tem um orçamento entre 1001 e 1500 euros.
A maioria dos portugueses (79%) prefere pagar as férias na totalidade e de uma só vez. No que toca a preferências de alojamento, 32% opta por hotéis, 24% prefere moradias ou apartamentos e 17% escolhe aparthotéis. Em relação à alimentação durante as férias, 45% dos portugueses prefere ter apenas o pequeno-almoço incluído, enquanto 25% opta pelo regime de tudo incluído.
O estudo também revelou que 47% dos portugueses prefere passar as férias em Portugal, enquanto 35% opta por destinos na Europa. No entanto, 77% dos inquiridos procura ter experiências diferentes durante este período, 73% gosta de viagens personalizadas e 68% prefere viajar em grupos pequenos. Além disso, 41% dos inquiridos demonstra interesse em realizar viagens temáticas.
Em relação ao planeamento das férias, os portugueses começam a planear com aproximadamente seis meses (32%) ou três meses (18%) de antecedência. Quando se trata de marcar as férias, 49% recorre a sites agregadores de ofertas, enquanto 37% prefere marcar directamente nos sites das companhias aéreas e hotéis. Por outro lado, 22% dos inquiridos prefere ajuda de agências de viagem.
O estudo destaca, ainda, que a preocupação com a sustentabilidade e o turismo responsável está a crescer entre os portugueses. Quase metade dos inquiridos (49%) afirma que tenta escolher destinos mais sustentáveis, enquanto 37% afirma que a sustentabilidade e o turismo responsável são factores importantes na escolha de destino, alojamento e actividades turísticas.
Para 85% dos inquiridos, a melhor época do ano para tirar férias é no Verão. A primeira quinzena de Agosto (21%), segunda quinzena de Agosto (20%), a primeira quinzena de setembro (17%) e a segunda quinzena de Julho (14%) são os períodos em que os portugueses mais tiram férias. No entanto, existe quem opte por outros períodos para tirar férias, principalmente porque consideram ser mais barato e ter menos pessoas.