Opella é a nova farmacêutica dedicada ao autocuidado no mercado português

Chama-se Opella e é uma nova empresa farmacêutica que resulta do spin-off da área de Consumer Healthcare da Sanofi. Com um enfoque na promoção do autocuidado, a empresa apresenta-se ao mercado português com o objectivo de responder à crescente preocupação dos consumidores com a saúde e bem-estar.

Após o processo de separação da empresa-mãe, que foi iniciado em 2021, a Opella passa assim a responder por todo o portefólio de Consumer Healthcare da Sanofi, que se estende por mais de 100 marcas em categorias como a alergia, tosse e constipação, alívio da dor ou cuidados digestivos. Dulcolax, Buscopan, Bisolvon, Telfast e Nasorhinathiol são apenas algumas das marcas que ficam sob a sua alçada.

“A Opella surge num contexto em que a procura pelo autocuidado está a crescer exponencialmente, impulsionada pelo envelhecimento da população e a pressão sobre os sistemas de saúde. Para muitas pessoas, o autocuidado é a principal forma de manter a sua saúde, mas ainda é frequentemente percebido como algo complexo e inacessível”, anunciou a empresa em comunicado. A missão da Opella passa assim por “desafiar essas percepções”. De resto, o nome combina as palavras “open” (aberto) e “wellness” (bem-estar), simbolizando o compromisso da empresa em “tornar a saúde acessível a todos”.

Em entrevista à Marketeer, Pedro Gouveia, Country Head da Opella Portugal, aborda a decisão estratégica que levou à criação da Opella, bem como os objectivos da empresa para o futuro.

Pedro Gouveia, Country Head da Opella Portugal

O que motivou a decisão da Sanofi em avançar para o spin-off da sua área de Consumer Healthcare?

Em 2021, o negócio de Consumer Healthcare da Sanofi embarcou numa jornada para se tornar uma divisão autónoma, para desbloquear o seu potencial de crescimento e acelerar a sua missão de colocar a saúde nas mãos das pessoas. Após três anos de transformação bem-sucedida, esta unidade de negócios global – agora Opella – cresceu e tornou-se uma plataforma líder em saúde do consumidor com um portefólio equilibrado de mais de 100 marcas, 13 locais de produção, quatro centros de Investigação & Desenvolvimento (I&D), mais de 10 mil colaboradores em todo o mundo e uma presença em 150 países.

A Opella é actualmente a mais pura e a terceira maior empresa mundial de venda livre de medicamentos, vitaminas, minerais e suplementos. O projecto de separação da Sanofi permitirá à Opella funcionar de forma semelhante à dos seus concorrentes, com uma marca de consumo ágil e um modelo operacional centrado no digital, apoiado nos seus pontos fortes únicos. A Opella está perfeitamente posicionada para crescer e se desenvolver e está pronta para se tornar uma das principais empresas mundiais de cuidados de saúde de consumo rápido.

Qual a identidade e posicionamento que pretendem incutir à marca?

A identidade e o posicionamento da Opella no mercado centram-se em torná-la uma empresa exclusivamente focada em produtos de saúde para o consumidor, com uma abordagem inovadora, orientada para a ciência e para o consumidor. A Opella irá concentrar-se em fornecer soluções que desbloqueiam o autocuidado, melhorando assim o bem-estar e a saúde das pessoas no seu quotidiano, e em destacar-se pela sua simplicidade, acessibilidade, qualidade e segurança.

Este posicionamento tem como objectivo reforçar a confiança na marca, apostando na transparência e na promoção de um estilo de vida saudável. Assim, a empresa pretende afirmar-se como uma referência no mercado de Consumer Healthcare, com uma abordagem moderna e orientada para o cliente.

Que mudanças – ao nível da distribuição, recursos humanos, infra-estruturas, entre outras – estão subjacentes à criação da Opella no mercado português?

A criação da Opella em Portugal reflecte um planeamento cuidadoso que começou em 2021, o que nos permitiu adaptar progressivamente a nossa organização para este novo setup organizacional. Portanto, não prevemos mudanças significativas em áreas como distribuição, recursos humanos ou infra-estruturas no curto prazo. As nossas parcerias de distribuição, fundamentais pelo nível de confiança que nos proporcionam, serão mantidas.

Em termos de recursos humanos, apesar de mantermos a estrutura existente, é possível que surjam novas oportunidades de integração de talentos especializados, à medida que enfrentamos desafios e oportunidades no mercado.

Já em termos de infra-estruturas, estamos actualmente a organizar o novo escritório da Opella, localizado no Lagoas Park, em Oeiras, o que reforça o nosso compromisso com o mercado português. No entanto, a actividade central da empresa continuará a funcionar como até agora, garantindo estabilidade nas operações.

Qual o portefólio da Opella Healthcare no mercado nacional e em que área terapêutica está focada?

O portefólio inclui uma gama diversificada de produtos não sujeitos a receita médica, centrados em áreas terapêuticas como a alergia, a tosse e a constipação, o alívio da dor, os cuidados digestivos, entre outros. A empresa está particularmente orientada para o fornecimento de soluções de autocuidado através de produtos de venda livre, que visam melhorar o bem-estar diário dos consumidores.

Este portefólio inclui marcas reconhecidas e estabelecidas no mercado português, como Dulcolax, Buscopan, Bisolvon, Telfast, Nasorhinathiol entre outras, que oferecem soluções seguras e eficazes para necessidades de saúde comuns. A Opella procura, assim, dar resposta às principais preocupações de saúde e bem-estar dos consumidores, privilegiando a acessibilidade e a qualidade dos seus produtos.

Que novidades ou inovações serão introduzidas este ano pela empresa?

Estamos a trabalhar activamente para trazer novas soluções para o mercado português num futuro próximo. Algumas dessas soluções poderão chegar já no próximo ano. Continuamos empenhados em melhorar o nosso portefólio e a experiência do consumidor e esperamos introduzir produtos que se alinhem com a evolução das tendências e necessidades do mercado.

Quais os principais objectivos da Opella no mercado português?

Consolidar a sua posição de líder no segmento de Consumer Healthcare, reforçando a sua presença através de um portefólio diversificado de produtos de saúde não sujeitos a receita médica. A empresa pretende alargar a sua oferta, respondendo eficazmente às necessidades de autocuidado e bem-estar dos portugueses, com soluções acessíveis, económicas e de elevada qualidade. Outro objectivo é aumentar a proximidade com o consumidor, com uma forte aposta na inovação digital e em estratégias que promovam um estilo de vida saudável.

A Opella pretende ainda crescer de forma sustentável, investindo em práticas ambiental e socialmente responsáveis, enquanto reforça a sua reputação como marca de confiança no mercado português. Exemplo disso foi a recente obtenção da Certificação B Corp, após uma rigorosa avaliação que determinou um impacto positivo na sociedade e no ambiente por parte da empresa.

Texto de Daniel Almeida

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