Onyria Group: O melhor peixe e marisco com a melhor vista
Servir peixe e marisco frescos com um atendimento personalizado e simpático em localizações únicas. É este o posicionamento que tem distinguido os restaurantes Monte Mar e que os coloca no top of mind de muitos consumidores quando o apetite pede gastronomia do mar. Depois dos restaurantes em Cascais e Lisboa, o Onyria Group (que detém a marca) expandiu no ano passado o conceito ao Algarve, com a abertura do Monte Mar Lagos.
A história do Monte Mar já tem muitas marés. O primeiro restaurante abriu há mais de 35 anos em Cascais, mais precisamente na estrada do Guincho, com o objectivo de servir bom peixe e marisco, numa região com uma longa tradição neste tipo de gastronomia. Aqui, pratos como os filetes de pescada com arroz de berbigão, cataplana de marisco ou (nas carnes) iscas à portuguesa, servidos num ambiente tranquilo e familiar, tornaram-se rapidamente dos mais populares numa vasta e diversificada carta.
A abertura do Monte Mar Cascais seria apenas o primeiro capítulo numa história de sucesso. «Com o passar dos anos, fomos alargando a base de clientes e notámos que cada vez mais clientes habituais vinham de Lisboa de propósito para almoçar e jantar no Monte Mar Cascais. Começámos a procurar um local em Lisboa para abrir um novo Monte Mar», recorda Maria Pinto Coelho, administradora do Onyria Group. A procura por um espaço na capital haveria de revelar- se «muito difícil, porque queríamos um local único e com uma grande vista», lembra a responsável. Em 2016, seria inaugurado finalmente o Monte Mar Lisboa, num espaço localizado perto do Cais do Sodré e com vista para o rio Tejo, a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei.
Anteriormente a esta abertura, em 2014, o grupo já tinha inaugurado um espaço no Mercado da Ribeira (Time Out Market), embora com um conceito distinto, mais informal, em relação ao seu restaurante de rua. O projecto, que se mantém aos dias de hoje, surgiu a convite da Time Out, que queria criar um conceito onde juntava um “best of ” da gastronomia portuguesa num único espaço. «O enorme sucesso deste conceito deu-nos uma motivação extra para expandir a marca Monte Mar», refere Maria Pinto Coelho.
DE PORTAS ABERTAS NO ALGARVE
Com um conceito quase exclusivamente baseado no peixe e marisco, era quase imperativo que a marca Monte Mar alargasse, mais cedo ou mais tarde, a sua rede a uma das regiões nacionais onde este tipo de gastronomia é rainha: o Algarve. Este passo foi dado há cerca de um ano, quando foi inaugurado o Monte Mar Lagos.
Localizado junto à Ponta da Piedade, uma das principais atracções turísticas da cidade algarvia – muitos guias destacam- na mesmo como uma das 10 maravilhas naturais de Portugal –, num edifício de linhas contemporâneas e tons de terra, construído de raiz sobre uma antiga ruína, o Monte Mar Lagos apresenta uma decoração tradicional algarvia e um ambiente descontraído. Com capacidade para acolher 150 pessoas, o interior do espaço integra alguns apontamentos rústicos e muitas peças de comércio local, com referências claras à natureza e ao mar. Tal como é apanágio da marca Monte Mar, o restaurante proporciona ainda uma vista panorâmica sobre o oceano, complementada por espaços diferenciadores, como o rooftop com jardim. Com uma vista deslumbrante sobre a Ponta da Piedade, é o sítio ideal para uma refeição relaxante e para desfrutar do pôr-do-sol ao final do dia.
De acordo com Maria Pinto Coelho, a abertura do Monte Mar Lagos foi um passo estratégico natural para o grupo. «O Grupo Onyria tem uma grande ligação a Lagos, onde já fizemos alguns projectos, como o Palmares Resort. Quando surgiu a oportunidade de abrir um espaço, numa localização única como a Ponta da Piedade, não hesitámos. Acreditamos muito no destino Algarve e, particularmente, no enorme potencial de Lagos. Estrategicamente fazia muito sentido», sublinha a responsável. «As principais características deste restaurante são a sua localização e vista. Ao nível da carta de bebidas, temos alguns excelentes vinhos da região e o tradicional medronho», acrescenta.
Com esta abertura, o Onyria Group ampliou a sua rede de restaurantes Monte Mar, ao mesmo tempo que preserva aquilo que são os três pilares essenciais e inegociáveis da marca: qualidade do peixe e marisco, serviço de excelência e localizações com vistas únicas. A estes, junta-se o pilar da consistência, ou não partilhassem os espaços da marca em Cascais, Lisboa (Cais do Sodré) e Lagos a mesma carta de comida. «A nível de gastronomia, o que fazemos é deixar o produto brilhar, ou seja, trabalhamos com produtos frescos, onde o seu sabor é realçado pelo modo simples de confecção. As nossas receitas são as mesmas desde sempre», frisa Maria Pinto Coelho. Para garantir que o nível de consistência se mantém, a chef Laura Rocha desloca-se com frequência a todos os restaurantes.
À parte da comida, há pequenas adaptações locais que diferenciam os três restaurantes entre si. «Em Lisboa, por exemplo, a decoração é um pouco mais cosmopolita, porque estamos na capital e temos muitos clientes dos melhores hotéis de cinco estrelas. No Algarve, o menu de bebidas não pode dispensar o medronho e alguns dos novos vinhos regionais », explica a administradora do Onyria Group.
Já o Monte Mar Time Out Market tem um conceito completamente distinto, ou não tivesse também um cliente diferente. Neste espaço, quase sempre são clientes estrangeiros que estão ali a ter aqui o primeiro contacto com a marca e que vão ao Mercado da Ribeira para uma refeição rápida, pelo que a carta tem adaptações para este tipo de espaço e propósito.
PARA DIFERENTES PÚBLICOS
Mais de 35 anos após a abertura do primeiro espaço Monte Mar, o balanço da marca é positivo. Os restaurantes do grupo conquistaram um espaço de relevo no seu segmento e apelam a diferentes targets. «Há um equilíbrio bastante saudável entre três segmentos: famílias portuguesas, público estrangeiro e segmento corporate. As famílias nacionais tipicamente ao fim-de-semana, principalmente almoços; ao jantar, durante dias de semana, o público estrangeiro tem mais algum peso, porque os hotéis enviam muitos clientes; enquanto o segmento corporate é muito forte no Monte Mar Lisboa, porque temos um espaço separado, muito amplo e com vista rio, com uma grande capacidade para receber grupos», salienta Maria Pinto Coelho.
Esta diversidade de públicos faz com que o investimento em comunicação seja, também ele, diversificado. O Monte Mar Cascais é um restaurante que «está bem consolidado», pelo que o foco passa sobretudo por comunicar para os hóspedes do Onyria Quinta da Marinha Hotel e Onyria Marinha Boutique Hotel. Já o Monte Mar Lisboa comunica bastante nos canais digitais, apontando aos «clientes estrangeiros para quem a marca Monte Mar ainda é totalmente desconhecida».
De acordo com a responsável, a nível de receitas, o balanço do ano passado é «positivo», apesar de não terem conseguido chegar aos valores de 2022 – até porque, a nível de custos, o que se sentiu foi uma «subida muito grande» dos custos de matérias-primas e energia. «Para 2024 ainda é difícil prever, pois temos muitos sinais contraditórios. Além disso, como os nossos restaurantes têm esplanadas grandes, dependemos bastante da meteorologia», ressalva Maria Pinto Coelho.
E quanto ao plano de expansão, podemos esperar novidades a breve prazo? «Gostamos sempre de estudar oportunidades. No entanto, temos de ser muito criteriosos, porque os três grandes pilares da marca Monte Mar (qualidade do serviço, peixe e marisco frescos e localização única) são muito difíceis de alinhar», conclui.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de fevereiro (n.º 331) da Marketeer.