Online vai ser a principal opção de compra para metade dos portugueses já em 2023

Quase metade dos consumidores portugueses acredita que irá comprar maioritariamente online já em 2023. As conclusões são do estudo “Shopping Pulse: Portugal”, da Klarna, segundo o qual os hábitos dos consumidores nacionais estão a tornar-se cada vez mais digitais.

Os valores registados em Portugal (47%) estão acima de mercados como os EUA (45%), França (35%) e Países Baixos (42%) e demonstram uma predominância desta opção na Geração Z, com 62% dos inquiridos deste grupo a admitirem comprar apenas online no futuro.

Comparando dados internacionais de mais de 18 mil consumidores em 11 países (EUA, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Áustria, Países Baixos, Bélgica, França, Suécia, Noruega e Finlândia), o estudo salienta que “existem ainda alguns pontos da experiência de compra online que precisam de ser melhorados, sendo que a larga maioria dos consumidores (79%) acredita que as marcas e lojas precisam de investir em nova tecnologia para irem ao encontro das expectativas da sua base de clientes”.

Face às percentagens registadas no que ao futuro do comércio diz respeito, há entraves que continuam a persistir para 80% dos portugueses abrangidos no inquérito: a impossibilidade de experimentar antes de comprar, os complexos processos de devolução e as poucas opções de pagamento.

«Os consumidores portugueses estão ávidos de transformação digital, mas muitos hesitam em comprar online, pois receiam gastar dinheiro em produtos que podem não ser exactamente o que esperam. Quase todos os consumidores portugueses acreditam que a cadeia logística pode melhorar e três em cinco comprariam mais online se pudessem receber o produto antes de o pagar na totalidade», salienta, em comunicado, Alexandre Fernandes, head of Business Development da Klarna em Portugal, acrescentando que «está absolutamente claro que os portugueses querem tornar-se mais digitais na forma como compram e as marcas têm aqui a oportunidade de desbloquearem o seu crescimento».

O relatório da Klarna demonstra ainda que:

Compras mobile crescem. As preferências relativamente ao dispositivo utilizado na compra estão a mudar, com sete em 10 consumidores a indicarem que compram com maior frequência no telemóvel, face aos últimos dois anos. Comparações de preços (94%), procura de promoções (97%) e possibilidade de acompanhar as entregas e devoluções (96%) são as actividades mais comuns – relacionadas com compras – feitas num telemóvel.

Experiência de compra online continua complexa. Os portugueses pretendem comprar mais online no espaço de um ano, mas continuam a apontar defeitos e complexidade à experiência de compra. Impossibilidade de ver ou experimentar produtos (51%), custos de envio (50%) e incertezas nas datas de entrega (27%) são os principais obstáculos.

Investimento em novas tecnologias é essencial. A maioria dos portugueses (79%) acredita que as marcas têm de continuar a investir em novas tecnologias para responderem às necessidades dos consumidores. Esta é uma realidade transversal a todas as gerações: 72% para a Geração Z, 80% para os Millennials, 78% para Geração X e 83% para os Baby Boomers.

Entregas e devoluções eficientes são a preferência dos consumidores portugueses. São três quartos (76%) os consumidores que acreditam que as marcas precisam de melhorar os seus processos de devolução. Quase metade (44%) teve de esperar mais de oito dias pela devolução e 30% mais de três dias. Desta forma, 80% dos consumidores portugueses evita comprar online devido à incerteza sobre se irão ficar com o produto.

Categorias mais utilizadas no e-Commerce em Portugal incluem roupa e sapatos (51%), produtos electrónicos (43%), produtos de beleza (32%) e produtos de lazer, desporto e hobbies (26%).

Produtos de electrónica e entretenimento são comprados com maior regularidade online do que em lojas físicas em Portugal. Durante o mês passado, 43% dos consumidores comprou produtos electrónicos online e apenas 27% em lojas físicas – os valores são equivalentes para produtos de entretenimento.

Roupa e Sapatos: a maior categoria de compras online é também a que tem a maior percentagem de compras feitas em lojas físicas (63%) por oposição ao online (51%). Em mais de metade dos restantes países inquiridos, produtos desta categoria são mais frequentemente comprados online.

Produtos de supermercado e farmacêuticos são menos comprados online, mesmo comparando com outros países. Apenas 26% dos consumidores portugueses fez compras de supermercado online, comparando com 42% no Reino Unido, tal como apenas 16% dos consumidores nacionais comprou digitalmente produtos farmacêuticos, comparando com 45% na Suécia.

Maioria dos portugueses prefere o computador nas compras online (65%), enquanto apenas 31% prefere o telemóvel. Estes dados colocam Portugal em 8.º lugar entre os 11 países analisados, ficando à frente da Bélgica (25%), França (27%) e Alemanha (30%) – mas muito atrás dos EUA (46%).

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