Onde vê vídeos no YouTube? Televisões inteligentes estão a ganhar terreno
Os dispositivos móveis são, sem espaço para dúvidas, o equipamento predominante para quem vê conteúdos no Youtube. Um estudo realizado pela Conviva a nível global mostra que os telemóveis e tablets foram responsáveis por 63% das visualizações do YouTube no segundo trimestre deste ano e por 52% do tempo passado a ver vídeos nesta plataforma.
No entanto, as televisões conectadas (ou inteligentes) destacam-se por apresentarem a dinâmica inversa: o tempo em frente ao YouTube (23%) é superior à quota de visualizações (14%). Quer isto dizer que, comparando os dois tipos de equipamentos, as pessoas passam mais tempo a ver vídeos do YouTube na televisão do que em ambiente mobile.
O WARC alerta que esta poderá ser uma oportunidade para os anunciantes: à medida que as audiências se mostram mais interessadas nas televisões inteligentes, as marcas terão de ter em conta os hábitos que emergem e que serão certamente diferentes daqueles que estão associados aos smartphones ou ao computador. Quando a televisão é o meio escolhido, os espectadores parecem estar disponíveis para formatos mais longos.
No total, os gastos em publicidade em vídeo online, a nível global, deverão aumentar 18% este ano. No segundo trimestre, o YouTube já viu um aumento do investimento na ordem dos 84%.