OLX e Portal da Queixa unem-se contra a fraude digital

O crescimento do número de vítimas de burla em esquemas online motivou uma parceria entre o OLX e o Portal da Queixa. Juntos, esperam contribuir para o combate à fraude digital em Portugal através da formação e preparação dos consumidores para a realização de transacções em plataformas como a que o OLX disponibiliza.

A parceria envolve ainda a troca de informação e sinergias entre as duas entidades de modo a criar procedimentos que ajudem os consumidores a evitar burlas ou, pelo menos, minimizar o seu impacto. Segundo revelam em comunicado conjunto, as queixas mais apresentadas dizem respeito a fraude via pagamentos online, SMS, roubo de identidade e dados pessoais, lojas online fictícias e phishing, entre outros.

«Mais do que uma intenção, trata-se de uma parceria cívica e social que convida à luta todos os que não ficam indiferentes a estes fenómenos e aos consequentes perigos diários que representam», sublinha Pedro Lourenço, CEO e fundador do Portal da Queixa. Só em Janeiro deste ano, registaram-se 330 reclamações relacionadas com burla, no Portal da Queixa. Todos os dias, o portal recebe, em média, 10 casos de burlas ou esquemas de fraude que lesam os consumidores.

O OLX, por seu turno, lida com o tema enquanto plataforma que faz a ponte entre vendedores e compradores. Neste sentido, recorde-se que o OLX também está a criar pontos de encontro em centros comerciais para tentar tornar mais seguras as transacções que começam no seu portal de classificados.

«Temos já previsto fechar, ainda este ano, mais parcerias com outras entidades muito relevantes no panorama nacional, com intervenção directa no combate a esquemas deste género, que a seu tempo iremos divulgar», adianta Andreia Pacheco, Brand manager do OLX em Portugal.

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