O talento na área da Comunicação: estratégias para o sucesso organizacional
Por Jorge Azevedo, Managing Partner da Guess What
A gestão de Recursos Humanos sempre se constituiu como uma área dinâmica e desafiadora. Nos últimos anos, as empresas têm enfrentado uma série de desafios únicos, particularmente relacionados com a retenção de talentos e a gestão eficaz da diversidade geracional no local de trabalho. Tendo por base um panorama em constante evolução, é essencial que as diferentes organizações adoptem abordagens inovadoras e adaptativas que ajudem à resolução destes desafios.
A área da comunicação desempenha um papel importante no sucesso de qualquer organização. Num mundo onde a reputação é essencial e a comunicação eficaz é uma necessidade constante, encontrar e reter talentos qualificados é hoje uma prioridade estratégica para empresas de todos os sectores. Temos, hoje, um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, pelo que atrair e reter talentos qualificados tornou-se uma tarefa árdua.
Os profissionais de hoje valorizam não só uma remuneração competitiva, mas também a cultura organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. Neste contexto, faz todo o sentido que as empresas adoptem uma abordagem holística na retenção de talentos, focando o processo não apenas na compensação financeira, mas também na criação de um ambiente de trabalho envolvente que reconheça o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Mas de que forma é que as empresas poderão dinamizar o sucesso organizacional, seja as agências de comunicação, bem como os Departamentos de Comunicação das marcas, que assumem um papel cada vez mais importante no seio da organização?
1. Identificar talentos: o primeiro passo para uma captação de talentos eficaz. Identificar profissionais com o perfil adequado e experiência necessária para actuar em determinada organização pode implicar uma relação mais estreita com universidades e institutos, participar em eventos do sector e utilizar a sua rede para identificar candidatos promissores.
2. Desenvolver uma marca empregadora atraente: num mercado tão competitivo como é o da comunicação e relações-públicas, é fundamental que as empresas desenvolvam uma marca empregadora forte e estimulante. Tal inclui comunicar de forma clara e regular os valores, cultura e oportunidades de desenvolvimento profissional. Uma forte presença online, quer ao nível do website quer em termos de redes sociais, pode também ajudar a atrair talentos qualificados.
3. Utilizar ferramentas de recrutamento modernas: as empresas podem beneficiar da utilização de ferramentas de recrutamento mais actuais, como é o caso das plataformas de recrutamento online, redes sociais profissionais e até inteligência artificial. Estas ferramentas permitem ajudar a ampliar o alcance das oportunidades de emprego e agilizar o processo de selecção.
4. Investir no desenvolvimento profissional: terminado o processo de recrutamento, é importante investir de forma contínua no desenvolvimento profissional do agora colaborador. Tal pode incluir a oferta de formação especializada, programas de mentoria e estimular à participação em conferências e eventos do sector (para o meio académico, por exemplo). Ao investir no crescimento e desenvolvimento pessoal dos colaboradores, a empresa pode aumentar a retenção de talentos e promover um ambiente estimulante e produtivo.
5. Promover mais diversidade e maior inclusão: actualmente, a diversidade e inclusão desempenham um papel fundamental na captação e retenção de talentos na área da comunicação e relações-públicas. As empresas que promovem um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo são mais propensas a atrair uma nova vaga de talentos e a beneficiar de diferentes perspectivas e experiências de vida.
6. Criar políticas e práticas flexíveis: as empresas deverão ter em consideração as diferentes necessidades e preferências dos talentos das várias gerações, o que poderá traduzir-se, por exemplo, em horários de trabalho flexíveis, oportunidade de trabalho remoto e programas de benefícios personalizados.
7. Avaliar de forma contínua: é importante que as organizações promovam avaliações regulares das suas estratégias de captação de talentos e estejam dispostas a fazer ajustes conforme necessário. O mercado de trabalho e as preferências dos profissionais estão em constante evolução e as empresas que melhor se adaptem a estas mudanças são mais propensas a permanecer competitivas e atraentes para os talentos mais “talentosos”.
Ao adoptar estratégias eficazes na identificação, desenvolvimento e retenção de talentos, as empresas poderão constituir equipas fortes e diversificadas que, por sua vez, terão impacto directo na inovação, excelência e crescimento da organização.