O regresso ao mercado da Casa Alegre

Seis anos depois de ter sido descontinuada, a marca Casa Alegre foi relançada no mercado português pelo Grupo Vista Alegre Atlantis (VAA). A insígnia regressa ao mercado com 13 colecções e pretende ocupar um segmento que se posiciona entre o premium da Vista Alegre e as marcas generalistas de decoração.

O portefólio da Casa Alegre inclui produtos feitos de diferentes matérias-primas, nomeadamente porcelana, faianças, grés, vidro, cutelaria e têxteis. As peças – à excepção dos têxteis – são produzidas em Portugal, nas diferentes fábricas das marcas do Grupo Visabeira, como Vista Alegre (porcelana e cutelaria), Atlantis (vidro) e Bordallo Pinheiro (faianças). «Temos o know-how todo da Vista Alegre por trás, o que nos dá uma garantia, mas um posicionamento próprio», adiantou à Marketeer Teresa Horta e Costa, marketing manager da Casa Alegre.

Tal como acontecia até 2007, altura em que foi descontinuada, a marca disponibiliza colecções completas (13 no total), mas dá a possibilidade aos consumidores de conjugar os vários produtos da gama, cujo design remete para a cultura mediterrânica. A grande novidade relativamente ao passado está na divisão das peças em três categorias, Pure&Simple (peças destinadas ao uso diário, com cores suaves), Country South (temas relacionados com a natureza) e Urban Trendy (estética mais cosmopolita e moderna). «Mantemos a aposta na diversidade de produtos, mas agora há um conceito próprio que sustenta cada novidade», explica Teresa Horta e Costa.

A marca identifica como core target um público «jovem e exigente, entre 30 e 45 anos, que gosta de diversidade, mas tem um estilo casual», refere a responsável. Os preços oscilam entre os 4 e os 115 euros.

As colecções da Casa Alegre estão já disponíveis numa rede nacional de 90 revendedores, mas a marca admite abrir três lojas próprias em Portugal até ao final do ano – os produtos não serão comercializados nas lojas da Vista Alegre. A insígnia vai ainda apostar na sua loja electrónica, que ficará disponível “nos próximos meses” no site, adianta Teresa Horta e Costa.

Quanto ao mercado internacional, o foco estará no Brasil, onde a Vista Alegre tem uma holding, e em Espanha, com retalhistas independentes. A marca foi já apresentada em Espanha e prepara-se para marcar presença na feira Ambiente de Frankfurt (Alemanha), a maior do sector, que decorrerá entre os próximos dias 15 e 19.

Texto de Daniel Almeida

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