O que procuram os consumidores do futuro? 4 mindsets do “novo normal”

O futuro pode ser incerto, mas as empresas têm de avançar com algum tipo de planeamento. Para ajudar as retalhistas a delinearem estratégias para o médio e longo prazo, a Zeal Creative reuniu aqueles que considera ser os mindsets resultantes da pandemia e das alterações que já se notam nos hábitos de consumo: “Inspira-me”, “Oferece-me apoio”, “Faz com que seja especial” e “Ajuda-me a lidar”.

Segundo Callum Saunders, head of Planning da Zeal Creative, estes mindsets foram formulados com base naquilo que será a realidade potencial dos tempos que se avizinham. «São difíceis de segmentar ou de perceber o tamanho com base em quaisquer dados quantitativos (…), dada a natureza de constante mudança de macro e micro factores e o facto de que estes segmentos irão variar de categoria para categoria e de marca para marca», alerta o responsável em declarações ao WARC.

Ainda assim, garante, oferecem uma boa base para que as insígnias possam começar a pensar em novas estratégias e abordagens. Em traços gerais, Callum Saunders sublinha que, no pior cenário possível, em que os compradores passam por dificuldades em termos de rendimento e em que o confinamento regressa, o valor financeiro (produtos acessíveis) e o valor acrescentado serão cruciais.

Na sua opinião, promoções de packs, por exemplo, serão particularmente relevantes para quem visita uma loja ou supermercado. «Contudo, para estes compradores, pressão financeira adicional significa que momentos de prazer assumem um significado ainda maior», o que abre uma porta para categorias menos essenciais como pastelaria ou gelados.

No mesmo sentido, marcas de saúde e beleza também podem ponderar uma abordagem diferente: em vez de se apresentarem como fornecedoras de soluções funcionais, podem ser vistas como responsáveis por momentos indulgentes.

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