O que esperam os portugueses dos influenciadores? Histórias reais e autenticidade

Número de seguidores, de gostos e o quanto são conhecidos entre o público são as métricas normalmente associadas aos influenciadores. Mas o que será que valorizam realmente os portugueses nos criadores de conteúdos digitais que seguem? Foi esta questão que o novo estudo da Consumer Choice procurou responder, analisando 12 categorias de influenciadores digitais.

“Podcast”, “Viagens”, “Política, Educação e Economia”, “Negócios”, “Mundo Melhor”, “Lifestyle e Moda”, “Família”, “Culinária”, “Inovação e Tecnologia”, “Beleza”, “Decoração” e “Entretenimento” foram os sectores avaliados, assim como a credibilidade, a capacidade relacional e a naturalidade.

Nas categorias “Beleza” e “Lifestyle e Moda” alguns dos principais aspectos valorizados pelos seguidores são o facto de se tratar de um influenciador autêntico e com histórias reais, com capacidade de aconselhar e inspirar, além de dar ideias de produtos e looks. O foco em histórias reais é também uma característica valorizada nos influenciadores da categoria “Família”, na qual os seguidores valorizam ainda aspectos como o humor e a abordagem a temáticas do dia-a-dia.

Em categorias mais práticas, como “Decoração” ou “Culinária”, as dicas são um dos principais critérios, além da capacidade de dar ideias e sugestões que sejam possíveis de aplicar e da informação sobre tendências, novidades e produtos. As dicas são também essenciais na categoria de “Viagens”, na qual se valorizam histórias reais, a comparação entre expectativas e realidade e as fotos apelativas dos destinos. Já na categoria de “Mundo Melhor”, o debate de temáticas, a autenticidade das acções e os exemplos práticos são, além das dicas, alguns dos principais critérios.

No caso das categorias mais informativas, como “Política, Educação e Economia”, “Negócios” ou “Inovação e Tecnologia”, a identificação das fontes, o discurso acessível e de fácil compreensão, os exemplos e a explicação de conceitos são algumas das características mais procuradas. Já no caso dos “Podcast”, a abordagem a temas actuais, a retenção da atenção e a curta duração (até 30 minutos) são factores importantes para o consumidor.

«O marketing de influência é cada vez mais central e ganhou extrema relevância para as marcas. Nos dias de hoje, é inclusivamente uma profissão a tempo inteiro. Esta análise mostra o que as pessoas realmente procuram num influenciador, independentemente do número de seguidores ou da visibilidade do mesmo em outros canais e plataformas. É uma visão mais aprofundada do impacto que o influenciador tem para as pessoas e, claro, uma forma de orientar estes profissionais na forma de se relacionarem com os seus seguidores», explica, em comunicado, José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor.

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