O que escolheria para a sua última ceia?
Gelados, bolachas, ovos estrelados, hambúrgueres, camarões ou um pedaço de papel com uma frase de liberdade. São estes alguns dos pedidos de reclusos dos EUA, condenados à pena de morte, para última refeição – uma espécie de último desejo concedido pelo sistema prisional norte-americano. A lista, ampla, e bastante pessoal, tem vindo a ser compilada no Last Meals Project, um trabalho movido pela atracção dos detalhes que envolvem as últimas horas de um prisioneiro no corredor da morte. E que reúne uma série de fotografias em que aparece o preso, a sua sentença (morte por injecção letal ou por cadeira eléctrica, por exemplo) e qual o seu desejo para última refeição, adianta a revista Galileu.
Para evitar extravagâncias, o sistema prisional determinou que a última refeição dos condenados deve custar, no máximo, 40 dólares (aproximadamente 30 euros) e deve ser preparada com ingredientes que possam ser encontrados na região.
A pena de morte é legal em 35 Estados dos EUA, aplicada regularmente em 12 deles e está a ser reconsiderada em 11, dada a sua ineficácia na prevenção do crime e os custos elevados – só o custo dos medicamentos, por execução, é de 86.08 dólares, cerca de 60 euros. O Texas é o Estado norte-americano que mais executa os seus presos. Entre 1976 e Abril de 2009 foram 437 os reclusos executados.