O que elogiar e os tópicos a não mencionar? Portugueses elegem os assuntos preferidos no primeiro encontro
A plataforma Peply, que realiza pesquisas sobre linguagem e comportamento, entrevistou portugueses de Norte a Sul do País para perceber quais são os seus assuntos preferidos (e mais temidos) durante um primeiro encontro.
Durante o primeiro encontro, os hobbies e interesses pessoais são o assunto favorito de 74,8% dos inquiridos. Conversas sobre amores passados, por outro lado, são um problema para quase 76,8% dos inquiridos. Outros problemas comuns num momento a dois incluem, segundo os inquiridos, falar muito alto (57,2%), interromper o outro (50,6%) e usar calão o tempo todo (45,8%). Não sabe o que elogiar? 7 em cada 10 portugueses esperam comentários positivos sobre as suas personalidades.
Se tem dúvidas sobre o que falar, seriam, por exemplo, variados tópicos que tornam o momento mais agradável na opinião dos inquiridos: vale a pena partilhar dicas e detalhes sobre viagens, o tema preferido de 52,6% dos inquiridos, comentar sobre as músicas e artistas mais ouvidos (47,6%), indicar desportos e actividades ao ar livre (29%)… desde que não falte espaço para outros hobbies e interesses pessoais.
Quando questionados sobre que elogios geralmente gostam de ouvir num encontro romântico, 33% dos inquiridos admite esperar comentários a respeito da sua aparência física, embora seja o reconhecimento das suas qualidades interiores o que costuma agradar à maioria das pessoas — principalmente se envolverem atributos como a personalidade (67,6%), sentido de humor (58,8%) e, porque não, a inteligência (54,6%).