O que diz o ChatGPT sobre a “Barbiemania”?
Foi no final da década de 1950 que o mundo deu as boas-vindas à Barbie pela primeira vez. Ao longo dos anos seguintes e até à actualidade vários foram os momentos em que esta companheira de aventuras da Mattel ganhou uma popularidade acima da média, quer através de novas versões do brinquedo, quer com a aposta em merchandising variado, filmes e até séries televisivas.
E se durante algum tempo a Barbie caiu em desuso, acusada de contribuir para estereótipos de beleza e de género pouco representativos da realidade, actualmente o mundo experiencia aquilo a que se chama “Barbiemania” com a chegada do filme sobre o aparente mundo encantado da boneca.
E o que quer dizer exactamente esse conceito, pergunta desse lado? Nós, do lado de cá, encarregámos o ChatGPT de dar uma resposta. De acordo com a Inteligência Artificial, “a ‘Barbiemania’ é uma expressão usada para descrever o período em que a popularidade da boneca atinge um nível significativamente alto, levando a um grande interesse pelos seus produtos”.
Também esta tecnologia menciona o lado menos positivo da boneca, referindo, contudo, que “a Mattel tem trabalhado para tornar a linha Barbie mais inclusiva e diversificada, lançando bonecas que representam diferentes etnias, profissões e formatos corporais”.
Está nos seus planos uma visita ao cinema para matar a curiosidade sobre a produção cinematográfica realizada por Greta Gerwig? E uma ida às lojas para preencher o guarda-roupa de cor-de-rosa?