O que acontece aos resíduos que não colocamos no lixo? “O Mar Começa Aqui”

Reconhecer o problema pode ser o primeiro passo para mudar comportamentos. Ciente disso mesmo, a Águas do Algarve acaba de se juntar ao projecto de educação ambiental “O Mar Começa Aqui”, que visa proteger os mares através da sensibilização para as consequências de não colocar os resíduos nos locais devidos.

“O Mar representa uma área aproximada de 97% do território português. O mar tem uma importância inestimável nas diferentes áreas e sectores da nossa sociedade”, sublinha a empresa, justificando a parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para esta iniciativa.

Segundo a Águas do Algarve, alertar os portugueses para os perigos que os seus hábitos acarretam começa na literacia. É fundamental passar a mensagem de que o percurso das águas pluviais passa por sarjetas de passeio e sumidouros antes de chegar às redes de drenagem e que, por isso, é importante manter estes espaços limpos.

Em comunicado, a empresa explica que, apesar da sua relevância, as sarjetas e sumidouros são “frequentemente objecto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da actividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros”.

Para que o conhecimento chegue às novas gerações, o projecto “O Mar Começa Aqui” envolve um desafio lançado às escolas que passa por propostas de desenhos/protótipos para pintar as sarjetas. A concretização das propostas está marcada para 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos.

A ABAE, a Águas do Algarve e restantes parceiros comprometem-se a premiar as melhores pinturas realizada a nível nacional.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...