O preço do chocolate vai disparar. Prepare-se para a shrinkflation

A Organização Internacional do Cacau (ICCO) prevê um declínio de 11% na produção de cacau durante este ano, o que vai levar ao aumento dos preços. As menores colheitas no Gana e na Costa do Marfim – que em conjunto produzem mais de metade do cacau mundial –, as condições meteorológicas extremas, as doenças nas culturas e o reinvestimento mais reduzido dos agricultores nas suas plantações de cacau são as razões apontadas para esta mudança.

Uma vez que o cacau é o principal ingrediente do chocolate, prevê-se que o efeito do aumento dos preços do cacau seja particularmente pronunciado nos fabricantes de chocolate e de produtos de confeitaria. Os consumidores acabarão por ser confrontados com preços de chocolate mais elevados e produtos que contêm menos chocolate e/ou tamanhos de produtos mais reduzidos (sem redução de preços), alerta a ICCO. Esta táctica dá pelo nome de shrinkflation, ou reduflação em português.

A diversidade de produtos e as suas ofertas de produtos a diferentes níveis de preços deverão salvaguardar os grandes produtores. No entanto, os chocolateiros locais mais pequenos não deverão sair-se tão bem, dada a sua menor dimensão e poder de fixação de preços.

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