O poder de contar com uma agência de marketing ibérica

MARKETEER CONTENTS

por Inês Barbosa, Diretora da TEAM LEWIS Portugal

No contexto atual em constante mudança – por entre instabilidade política, socioeconómica e conflitos armados no nosso próprio continente –, continuar a apostar no marketing e nas relações públicas é fundamental para qualquer empresa. Enquanto profissionais do setor, sabemos que o nosso trabalho é geralmente o primeiro que as organizações decidem “riscar” da sua agenda quando enfrentam perturbações económicas, muitas vezes sem ter em conta o efeito a longo prazo de não ter uma estratégia de comunicação sólida e preparada para possíveis eventualidades.

Num caso mais próximo, olhemos especificamente para as empresas que atuam na região ibérica. Apesar das devidas diferenças, sobretudo no que toca ao poder económico, muitas vezes os desafios das empresas transcendem as fronteiras nacionais e as estratégias de negócios para Portugal e Espanha têm muitos pontos em comum. Assim, é muito importante que olhem para a comunicação e o marketing de forma integrada, para garantir que se mantêm coesos e fazem sentido para a empresa nos dois países, qualquer que seja a situação por que estejamos a passar – pandemia ou calmaria, instabilidade ou crescimento.

Estas organizações devem, por isso, escolher uma agência multinacional com forte experiência no terreno em Portugal e Espanha, que lhes possa construir uma estratégia de marketing e comunicação integrada que funcione de forma abrangente a nível ibérico, mas sem perder as nuances culturais próprias de cada país, que a fazem resultar localmente.

Com a mesma agência nos dois países, as decisões de marketing e comunicação são grandemente facilitadas. A agência pode garantir uma abordagem coesa e alinhada em ambos os mercados – seja no lançamento de produtos, na implementação de campanhas de marketing e publicidade ou mesmo na gestão de crises –, adaptando-a sempre à realidade e peculiaridades locais. A coordenação eficiente é a chave para o sucesso duradouro nos dois territórios, e uma única agência a trabalhar de forma unificada consegue fazer isto com grande agilidade.

Uma agência multinacional também pode ser uma importante aliada estratégica na expansão internacional mais ampla das empresas. Tendo já uma estratégia de comunicação integrada, consolidada e que funciona na Península Ibérica, a entrada em novos territórios fica facilitada, pois há um framework de sinergias sobre o qual trabalhar, permitindo capitalizar mais facilmente as oportunidades e impulsionar a expansão sustentável.

Em suma, para as empresas internacionais, contar com uma agência de marketing ibérica está a deixar de ser uma conveniência para se tornar numa necessidade cada vez mais estratégica. Ao alavancar as sinergias e a colaboração entre estes dois mercados tão próximos, as empresas não apenas otimizam a sua presença regional, como constroem um alicerce sólido para um futuro global de sucesso.

 

Gostaria de terminar deixando um vídeo que sumariza o que aconteceria se Portugal e Espanha se unissem – e como a TEAM LEWIS pode ajudar a materializar o sucesso da comunicação da sua empresa:

Artigos relacionados