O novo mindset dos portugueses: do sentido de comunidade ao aqui e agora

A privação da liberdade, a disrupção dos hábitos e das rotinas diárias, a distância social, a ausência de contacto físico e a vulnerabilidade (física e financeira) são algumas das dficuldades mais sentidas pelos portugueses em tempo de COVID-19. E estas dificuldades deverão resultar num novo mindset, segundo indica a Equação Lógica.

A análise qualitativa divulgada pela empresa de estudos de mercado mostra que reavaliar, reflectir, redescobrir, reorganizar, reinventar e redifnir serão palavras de ordem junto dos consumidores nacionais. O estudo – que vem dar seguimento à análise quantitativa que dava conta do impacto e reconhecimento do contributo das marcas para a comunidade no contexto de pandemia – mostra que são 10 as tendências a ter em atenção:

– Pensar no Aqui (em casa)
– Pensar no Agora
– O toque vale mais do que mil palavras
– Humanidade e Solidariedade
– A redescoberta do sentido de Comunidade
– O que quero e quem eu quero no meu mundo?
– Cuidar do bem-estar psicológico
– Maior consciência ambiental
– Procura por entretenimento
– Aceleração do digital

A Equação Lógica percebeu também que existe uma nova forma de comprar e consumir:

– Compra online e entregas em casa
– Compra menos frequente e em maior quantidade
– Menor exigência na escolha da marca
– Valorização do que é próximo
– Racionalização da compra e do consumo
– Valorização de pequenos prazeres

O estudo teve por base focus groups digitais realizados a homens e mulhers, entre os 19 e os 58 anos, na Grande Lisboa. A amostra é representativo de diferentes fases do ciclo de vida: jovens adultos a viver em casa dos pais, solteiros a viver sozinhos, Dinkies, jovens famílias e famílias maduras.

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