O Marketing mal utilizado pode «fazer com que os gestores sejam despedidos e os produtos sejam cancelados»
“The Art of M.A.R.K.E.T.I.N.G.” é o nome do primeiro livro assinado por Paolo Massimilla, COO da ERA – Expense Reduction Analysts, consultora especializada em redução de custos, que surge no mercado para ajudar os empreendedores a desenvolver as suas capacidades de gestão de negócio e guiá-los num mundo complexo e em constante mudança.
«Ao longo do tempo observei vários proprietários de pequenas empresas com dificuldades em clarificar a sua marca. Assim, e, no fundo, continuando um pouco o papel que desempenho na ERA, nasceu este livro [que] transmite aos leitores os princípios fundamentais para levarem o seu negócio ao próximo nível», explica Paolo Massimilla, em entrevista à Marketeer.
Fazendo referência a alguns dos principais pilares do Marketing, o livro procura despertar nos leitores – sejam eles profissionais da área ou simples entusiastas – a capacidade de raciocinar sobre questões como “porque é que é importante aprender sobre o comportamento do consumidor?” ou por que motivo se deve pôr de lado as directrizes B2B e B2C.
O COO da ERA realça que «o Marketing é hoje um tema bastante quente, uma vez que as suas estratégias e tácticas, quando bem ponderadas, podem traduzir-se em vendas para as empresas». Contudo, se for mal utilizado, pode, em última instância, «fazer com que os gestores sejam despedidos, as empresas declarem falência e os produtos sejam cancelados».
Como tal, repensar a mentalidade criativa e explorar as várias aplicações que o Marketing tem no sucesso de uma empresa «é o ponto de partida para criar uma visão e gerar estratégias mais imersivas que podem levar a um desempenho de referência».
Texto de Beatriz Caetano