O legado de “Friends” é para sempre? Série é fenómeno de merchandising

Cerca de 14 euros é o preço a pagar por um calendário do Advento inspirado na série norte-americana “Friends”. O sucesso dos anos 90 transformou-se num fenómeno de merchandising cujo mais recente fruto é uma contagem decrescente para o Natal que está disponível para pré-encomenda na Amazon.

A frequência com que surgem novos produtos associados à série de televisão, que continua a ser reposta regularmente nas grelhas de programação, mostra que “Friends” tem sabido manter e atrair diferentes gerações de fãs e que tem potencial para construir um legado de merchandising, mesmo décadas depois de os últimos episódios terem ido para o ar.

«’Friends’ tem um espaço muito especial nos corações dos espectadores que eu quase não consigo explicar», afirma Michael Stone, chairman da agência especialista em licenciamento Beanstalk. Em declarações à AdAge, o profissional indica que a série tem conseguido captar a atenção dos mais jovens que, somados à base de fãs que já tinha, constituem os elementos necessários para garantir a longevidade da actividade comercial em sua volta.

«Existe muito conteúdo e tem atraído seguidores bastante fervorosos, por isso talvez exista uma semelhança com ‘Star Wars’, com uma base de fãs que é realmente entusiasta», sublinha Michael Stone.

Segundo o especialista, a audiência adolescente que o programa está a conquistar agora é precisamente quem compra produtos de merchandising. E desengane-se quem acha que se trata apenas de uma febre nostálgica: outras séries dos anos 90, como “Seinfeld”, não conseguiram criar o império de artigos licenciados como “Friends”.

Michael Stone acredita que a justificação reside na familiaridade de “Friends”: «Podemos sempre encontrar uma personagem ou situação com a qual nos identificamos. Queremo-los como nossos amigos.»

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