O futuro é híbrido: 41% dos consumidores compra online e em lojas físicas
De acordo com um estudo da Facebook IQ, feito em formato online a quase 44 mil pessoas, grande parte dos consumidores a nível mundial opta por fazer compras tanto através dos canais digitais como nas lojas físicas (41%). Apenas menos de um quarto dos inquiridos (24%) assume comprar exclusivamente em eCommerce.
A investigação demonstra que, ainda que as vendas no formato digital tenham aumentado nos últimos dois anos, uma grande percentagem dos consumidores (35%) continua a preferir comprar nas lojas físicas, especialmente no Japão, no Canadá e em França. Ainda assim, uma mistura entre as duas formas é a opção mais mencionada pelos inquiridos em oito dos 11 países abrangidos no estudo.
Os dados partilhados pelo WARC – World Advertising Research Centre revelam também que 66% dos compradores utiliza a internet para pesquisar os produtos que pretendem adquirir antes de se dirigirem à loja física, enquanto 84% diz ter feito uma compra neste formato depois de ter descoberto o produto através das redes sociais. Isto significa que o investimento em publicidade nesta área deverá crescer de forma acelerada.