O fim das palavras-passe pode estar a chegar à Apple, Google e Microsoft

Já pensou como seria poder fazer login em qualquer aplicação, site ou dispositivo sem ser necessário inserir palavras-passe? Não terá de imaginar durante muito mais tempo, porque as três gigantes tecnológicas Apple, Google e Microsoft anunciaram que vão cooperar para possibilitar isso mesmo em todas as plataformas sob a sua alçada já no próximo ano.

O objectivo com esta inovação, criada pela FIDO Alliance (uma associação empenhada em desenvolver padrões de autenticação que não dependam de senhas) e pelo World Wide Web Consortium (a organização que define e mantém os critérios da internet) é garantir que os utilizadores beneficiam de um processo simples e seguro.

Sem a existência de palavras-passe, não só não haverá a necessidade de recordar as combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como o risco de ataque informático é reduzido. Mas como?

Um processo de login que não requer palavra-passe passa por pedir aos utilizadores que escolham o seu smartphone como o aparelho central para a autenticação de apps, websites e outros serviços digitais. Ao desbloquearem o telemóvel, os utilizadores permitem que esse acesso seja quanto baste para entrarem nas plataformas que quiserem.

Desta forma, a vida dos hackers fica mais difícil, uma vez que, para descobrirem os dados de login teriam de ter na sua posse o dispositivo físico que garante a autenticação – neste caso, o smartphone do utilizador. Além disso, e em teoria, os ataques de phishing que direccionam as pessoas para sites falsos, por forma a roubarem as palavras-passe, também se tornam muito mais complicados de concretizar.

Artigos relacionados