O feminismo pode ser um gesto do dia-a-dia e esta campanha demonstra como
Sabe que gestos reflectem o feminismo? A nova campanha do Ministério da Igualdade de Espanha, produzida pela Olgivy Madrid, enumera algumas acções como dançar, elogiar e partilhar tarefas para demonstrar que a igualdade entre géneros pode ser alcançada das mais variadas formas no dia-a-dia.
O objectivo da acção publicitária é evidenciar comportamentos enraizados nas pessoas que, apesar de feministas, não são reconhecidos como tal. Intitulada “In Spain we cal it igualdad”, a narração da campanha é um reinterpretação do tema “In Spain we cal it” de Rigoberta Bandini por Carlotta Cosials.
«Espanha é feminista e não sabe», comentam Pablo Poveda e Guille Fernández, directores criativos da agência, citados pelo site Anuncíos. «Em Espanha, não chamamos feminismo a inscrevermos o nosso filho em aulas de dança, não chamamos feminismo a desfrutar de quatro meses de licença de paternidade ou celebrar um golo de Alexia Putellas [futebolista do Barcelona].»
Aquilo que “In Spain we cal it igualdad” quer fazer transparecer com as situações que retrata é que estas são cada vez mais normalizadas graças a políticas e condutas femininas, que demonstram que a sociedade avança para se tornar mais justa e igualitária.
«Grande parte da população do nosso país tem comportamentos femininas, ainda que não lhe chamem isso. Atitudes tão normais do quotidiano, que passam despercebidas, mas que contribuem para uma sociedade melhor. Celebrar estes gestos, estas situações tão humanas. é celebrar o feminismo, é celebrar a igualdade», afirma Marta Gutiérrez, vice-presidente senior da Ogilvy España e CEO da Ogilvy Madrid.