O E-commerce é cada vez mais uma aposta das pequenas empresas

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O número de portugueses a comprar online está a crescer, sendo que existe a expectativa na duplicação. Assim, são, também, cada vez mais empresas a apostar no e-commerce. Aposta que para ser bem sucedida, exige um investimento nas ferramentas certas.

 

A circunstâncias actuais causadas pela covid-19 têm alterado a dinâmica do comércio, o qual se apresenta agora muito diferente do habitual. A pandemia e as restrições à mobilidade aceleraram a digitalização e, em alturas tipicas de grande consumo como o Black Friday e o Natal, catapultaram o e-commerce – sejam empresas de grande ou pequena dimensão, seja através de uma loja online, marketplaces ou até do social commerce.

Já ninguém tem dúvidas que hoje e no futuro próximo ter presença online deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser uma necessidade, como resposta aos novos hábitos de consumo. Vários estudos da SIBS e da IDC, mostram isso mesmo:

  • as vendas online estão a aumentar;
  • o valor médio das compras online de serviços e de produtos aumentou cerca de 18% no período do estado de emergência;
  • as empresas que optam pelo canal digital têm vendas proveniente deste canal a valer um quarto das receitas total.

Dentro deste novo panorama no comércio, as empresas deparam-se com várias opções para alargar o negócio ao e-commerce: optar por ter a sua loja própria online ou associar-se a marketplaces, mas apostar nos dois caminhos também é uma forte possibilidade, sendo que esta estratégia promove, não só o aumento da visibilidade, como reduz o investimento.

Se por um lado, a associação a marketplaces possibilita uma redução da carga logística e uma maior rapidez de lançamento do negócio, por outro lado, representa uma oportunidade para expandir o negócio a novos mercados e audiências. Contrariamente, a aposta numa loja online própria oferece maior independência, personalização da experiência e maior escalabilidade, mas implica também mais esforço e know-how para fazer crescer o negócio.

Qualquer uma das opções é viável e depende apenas dos objectivos estratégicos e dos recursos disponíveis das empresas.

A importância das ferramentas certas

Os potenciais clientes estão online. Cabe às empresas apostar no posicionamento correcto no digital e encontrar estratégias, comerciais e de comunicação, além de agilizar processos logísticos e administrativos.

Para dar resposta a esta necessidade de agilidade, várias empresas têm encontrado no Jasmin eCommerce a solução para os seus problemas: num único backoffice, as empresas fazem a gestão administrativa de vários canais de venda – loja online, marketplaces, loja fisica, etc.

Desde a gestão logística à facturação automática dos vários canais digitais, os gestores podem controlar todo o ecossistema de e-commerce, num único local (visto que está integrado com várias plataformas de e-commerce e marketplaces online):

  • faturação automática das vendas online
  • emissão de documentos legais e assinados digitalmente
  • integração automática de vários canais de venda, num só lugar
  • gestão do inventário disponível para cada canal de venda, de forma centralizada;
  • gestão dos artigos das diferentes plataformas de eCommerce, num único backoffice;
  • gestão de preços e promoções, num só lugar;
  • análise da performance de cada canal de e-commerce.

Tudo isto, no Jasmin eCommerce, um software de faturação e gestão cloud para pequenas empresas, rápido a faturar, controlar despesas, gerir compras, inventários e armazéns, acompanhar contas correntes e tesouraria, responder às obrigações fiscais e monitorizar a evolução do negócio.

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