O digital pode substituir os ginásios? CEO do Holmes Place fala em complementaridade
Com o novo confinamento, os ginásios voltaram a fechar e os praticantes de exercício físico tiveram de se virar, uma vez mais, para as aulas online – isto se quiserem ser acompanhados por um instrutor ou personal trainer. O Holmes Place reconheceu esta necessidade e a importância de assegurar um serviço digital, tendo por isso desenvolvido uma aplicação móvel.
Sofia Sousa, CEO do Holmes Place Portugal, explica à Marketeer que «um dos pontos importantes do digital é oferecer a mesma qualidade de conteúdos, aportada por especialistas habilitados em cada uma das áreas». A longo prazo, o desafio será ter mais funcionalidades disponíveis na app, nomeadamente nas áreas de fitness e nutrição, para que esta plataforma possa ser um complemento ao treino presencial quando os ginásios reabrirem.
Com aulas online, transmitidas em directo nas redes sociais e na app, o Holmes Place ultrapassou já as oito milhões de visualizações. Segundo Sofia Sousa, os resultados obtidos são a prova de que os esforços desenvolvidos estão a ter sucesso.
E quando os ginásios puderem reabrir? Ainda terão pessoas? A CEO do Holmes Place não tem dúvidas de que são contextos diferentes e que a comunidade que existe em cada clube «é insubstituível». Acompanhe a entrevista na íntegra:
Em tempo de confinamento, as marcas apontam ao digital, incluindo na área da saúde e bem-estar. Como se faz este salto?
Atravessamos tempos em que, mais do que em qualquer outra altura, a aposta no digital tornou-se essencial, nomeadamente na área da saúde e do bem-estar. A nova app Holmes Place, com conteúdos exclusivos para sócios, foi pensada e desenhada para ir ao encontro das necessidades de quem nos elege como a marca de confiança para cuidar do seu corpo e da sua mente.
No primeiro confinamento, em Março de 2020, tivemos oportunidade para analisar a melhor forma de transformarmos a nossa actividade também para o digital, com uma oferta de serviços variada e que nos permitisse estar mais perto dos nossos sócios, sobretudo em tempos de confinamento. Temos os melhores especialistas, temos as ferramentas necessárias que permitem disponibilizar estes conteúdos e temos sócios que acreditam e reconhecem o trabalho que temos feito diariamente.
Por outro lado, temos uma equipa que dá um suporte diário por forma a respondermos a qualquer questão que surja em termos técnicos. O confinamento veio acelerar toda a área do digital que é vista como um complemento ao presencial. Um dos pontos importantes do digital é oferecer a mesma qualidade de conteúdos, aportada por especialistas habilitados em cada uma das áreas. Temos um especial cuidado na elaboração de todos os nossos conteúdos por forma a terem suporte de especialistas quer na área do exercício, como da nutrição, fisioterapia ou spa para que os nossos sócios mantenham as suas rotinas saudáveis em segurança e com a confiança na marca Holmes Place, pois acima de tudo o nosso trabalho interfere com a saúde de todos.
De que forma tem o Holmes Place adaptado a sua oferta a estas circunstâncias?
Para complementar a oferta que temos presencialmente nos nossos clubes, e poder continuar a prestar o melhor serviço aos nossos sócios, adaptámos os nossos serviços para o online. Neste sentido, os nossos sócios podem aceder à nossa app, a qualquer hora e em qualquer lugar, encontrando uma vasta oferta de serviços: planos de treino gerais e personalizados, desafios, workouts, um mapa de aulas diversificado, receitas saudáveis, webinars com temas actuais, dicas de nutrição, fisioterapia e spa (cuidados a ter com o corpo, por exemplo).
O nosso objectivo é ir alargando e diferenciando os conteúdos, correspondendo, e ultrapassando, as expectativas dos nossos sócios. Para os nossos clientes de personal training, nutrição e fisioterapia, o nosso serviço permanece activo com sessões e consultas online. Acreditamos que para uma melhor saúde é fundamental a prática regular de exercício físico, assim como uma alimentação saudável, que, posteriormente, terá uma influência positiva no equilíbrio mental.
Quais são os principais desafios ou obstáculos?
Em Março de 2020 sentimos que houve um grande desafio, dado que o confinamento foi inesperado e tivemos de ser rápidos e ágeis em conseguir manter a oferta para os nossos sócios no digital, uma vez que aqui ainda estávamos numa fase intermédia. Mas sentimos desde o primeiro dia uma grande adesão e isso reflectiu-se em dados: ultrapassámos as 8 milhões de visualizações.
Neste confinamento, já estávamos preparados e através da nossa aplicação conseguimos oferecer uma grande diversidade de serviços para os nossos sócios manterem as suas rotinas saudáveis. Por isso, o desafio a longo prazo será termos ainda mais funcionalidades disponíveis na nossa aplicação nas áreas de fitness e nutrição. Acreditamos que a nossa aplicação vai ser um complemento muito importante ao serviço presencial nos clubes.
De que forma está o público a responder?
O feedback dos nossos sócios, e do nosso staff que também desfruta das diferentes plataformas digitais, tem sido muito positivo. Actualmente, a nossa oferta contempla aulas em em directo no Facebook, Instagram e app, o que faz com que seja notório o crescimento de uma “comunidade digital” em todos estes canais.
Por exemplo, na rede social Facebook temos uma média de 400/500 pessoas a assistir em directo e mais de 100.000 visualizações em apenas duas semanas. Com mais de 70 actividades online por semana, temos também um aumento significativo de visualizações dos nossos conteúdos tanto nas nossas actividades online como na área de “Video on Demand”, desde o dia em que Portugal entrou em confinamento.
Este crescimento é o resultado do nosso trabalho, como equipa, e é mérito dos excelentes profissionais que todos os dias fazem chegar saúde e bem-estar a casa dos nossos sócios. Temos ainda uma participação muito activa na comunidade da aplicação, o que significa que os nossos sócios continuam a manter uma ligação muito próxima connosco, mantendo o compromisso com a sua saúde.
Há novidades para este segundo período de confinamento?
Além do sócio poder marcar a sua aula (com 24h de antecedência), acompanhar o seu progresso e ter à sua disposição uma série de desafios que o vão motivar, ainda mais, a dar o seu melhor e não descurar a sua saúde, a mais recente área “Vídeo on Demand” permite uma escolha de conteúdos personalizada consoante a sua preferência: modalidades mais enérgicas como Total Condicionamento, Spartans ou Cross Training; actividades para crianças (Ballet Kids ou Dance Kids); modalidades mais holísticas (Alongamentos, Meditação e Yoga); workshops de nutrição, mas também conteúdos teóricos como dicas e webinars que ajudam a prevenir lesões, ter uma alimentação mais equilibrada ou cuidados de pele para fazer em casa. Como sabemos que a visualização eficaz destes vídeos é algo fundamental para que o sócio possa desfrutar destes conteúdos, da melhor forma possível, já tem à sua disposição a funcionalidade que vai melhorar a sua experiência de utilização: ter acesso à plataforma de “Video on Demand” também através do computador.
E em termos de comunicação? Qual é a abordagem do Holmes Place neste momento?
A nossa principal abordagem de comunicação sempre foi e será a importância de cuidarmos da nossa saúde e do nosso bem-estar. Desta forma, todos os serviços que desenvolvemos e entregamos vão sempre neste sentido. A aposta na diversidade de opções para cuidar do corpo e da mente, e que tem como mote “É a sua saúde que nos move”, vai continuar a ser um dos temas de comunicação, uma vez que se torna essencial colocar a saúde como a nossa maior prioridade. Paralelamente, neste momento, o nosso foco principal está na divulgação das potencialidades da nossa aplicação – tanto interna como externamente. Todos sabemos que é fundamental manter um estilo de vida saudável e activo, ainda mais no momento que atravessamos, em que necessitamos de um reforço do sistema imunitário para qual o exercício e uma alimentação equilibrada têm um papel crucial.
Quais os planos para quando for possível o regresso aos ginásios?
Assim que as entidades governamentais e de saúde autorizarem a reabertura da nossa actividade, vamos continuar a apostar numa retoma às rotinas activas e no reforço dos benefícios que um health club tem para a saúde em geral.
Não somos apenas um ginásio, somos a melhor marca do nosso sector (eleitos Escolha do Consumidor pelo quarto ano consecutivo), com 21 clubes em Portugal, e que há quase 23 anos promove e investe na saúde dos portugueses. Desde a reabertura do primeiro confinamento que seguimos e implementámos, escrupulosamente, todas as recomendações e medidas divulgadas pelas entidades governamentais e de saúde, por forma a transmitir segurança e confiança a todos aqueles que frequentam os nossos clubes.
Os nossos sócios confiam e reconhecem que são locais seguros e que connosco podem continuar a cuidar de si. Este reconhecimento permite-nos continuar a apostar na diferença e qualidade dos nossos serviços, sendo esse o plano a que pretendemos dar seguimento quando for possível reabrir novamente.
As pessoas que se renderam ao digital não terão dificuldades em voltar ao ginásio físico?
São contextos diferentes. O digital veio para ficar e temos todas as condições para prestar o melhor serviço em termos online, através da nossa app. No entanto, somos da opinião de que o digital é um complemento e que não substitui o facto da pessoa frequentar um clube presencialmente. Além dos equipamentos e materiais, das aulas de grupo presenciais como aquelas que envolvem a piscina, a motivação, o acompanhamento por parte dos nossos especialistas, o factor social é extremamente importante em especial para a saúde mental. A comunidade que temos em cada clube, e que é constituída por sócios e staff, é insubstituível.
Texto de Filipa Almeida