O dia em que o País se despede de Rui Nabeiro
19 de Março de 2023 assinalou o Dia do Pai, mas, também, a data em que a Delta Cafés perdeu o seu fundador, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, aos 91 anos.
Nascido em Campo Maior, no Alentejo, o “Sr. Rui” herdaria do pai, aos 17 anos, a pequena sociedade familiar Torrefacção Camelo Lda, e, a partir daí, nunca mais deixaria o mundo do café. Volvidos mais de 60 anos desde a criação da Delta Cafés, a marca é hoje aquela que mais se distingue no mercado português e Rui Nabeiro, inclusive, o líder mais relevante e com melhor reputação em Portugal. Acarinhado pelos consumidores, Rui Nabeiro deixa também para trás um legado de admiração de todos aqueles que trabalharam para si e consigo.
«A partir dos anos 80, todos os anos organizávamos convívios com os trabalhadores. Sempre estivemos muito próximos dos clientes. É assim que eles precisam, de ser acarinhados e que lhes facilitemos o trabalho. Toda a família dá a cara, sempre. Estamos sempre de serviço. Por isso, conseguimos que a maioria goste de nós», afirmava, em entrevista à Executive Digest, em 2018.
A par da vida empresarial, o fundador da Delta levou a cabo uma carreira política, desempenhando funções como presidente da Câmara de Campo Maior em 1962, 1972 e 1986, e a aposta em iniciativas sociais, como a criação do Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extra-escolares das crianças da vila.
Pelo seu percurso, Rui Nabeiro foi distinguido, entre outros, com o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial – Classe Industrial, pelo presidente da República Mário Soares, a 9 de Junho de 1995, como Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a 5 de Janeiro de 2006, e com a insígnia A Comenda da Ordem de Isabel a Católica, por indicação do rei de Espanha, em 2009.
“Rui Nabeiro foi um empreendedor nato. A par de todas as distinções é igualmente reconhecido como um exemplo ético e de uma liderança centrada em valores humanistas que se reflectem no compromisso a longo prazo perante a comunidade, trabalhadores e parceiros”, lê-se no comunicado enviado às redacções pela Delta Cafés.
As cerimónias fúnebres já tiveram início esta manhã, em Campo Maior, sendo que o velório terá lugar a partir das 12h na Igreja Matriz de Campo Maior. A missa de corpo presente decorrerá dia 21 de Março, pelas 12h, no mesmo local, seguindo-se o cortejo fúnebre em direcção ao Cemitério Municipal de Campo Maior.