Nuno Fazenda: «Queremos liderar o turismo do futuro»

Há a nuvem da inflação e a guerra na Europa. Mas, e apesar disso, o Turismo em Portugal continua em contraciclo e a bater recordes. Por isso, o novo secretário de Estado quer mais e melhor, crescer nos vários indicadores, em valor, internacionalização, no Interior e qualificações.

Texto de M.ª João Vieira Pinto com Daniel Almeida

Nuno Fazenda chega à Secretaria de Estado do Turismo numa altura em que o sector continua a ser forte motor da economia portuguesa, com o Governo a declarar 2022 o melhor ano de sempre, registando 22 mil milhões de euros em receitas. Nuno Fazenda tem, por isso, o melhor de dois mundos. O ovo de Colombo, mas que não pode, contudo, deixar que se quebre, antes que se continue a reproduzir, o que significa desenvolver e crescer. Para isso, e pouco mais de um mês após ter assumido funções, apresentou publicamente uma mão-cheia de medidas com vários e diferentes eixos de actuação. A saber: internacionalização das empresas e das diferentes marcas turísticas, foco no Interior do País, na dupla transição – digital e climática –, investimento nas qualificações e em valor são as grandes áreas em que diz estar já a trabalhar e, claro, a investir. Porque, declara, não só quer consolidar alguns mercados como desenvolver e crescer noutros, esbatendo, pelo meio, a sazonalidade.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Fevereiro de 2023 da revista Marketeer.

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