Nuno Crispim (Vitacress): «Temos a responsabilidade de promover uma alimentação saudável e variada»
Dedica-se à produção e comercialização de vegetais frescos, em especial saladas mistas e ervas aromáticas. Com um volume de negócios de 40 milhões de euros, a Vitacress dá emprego a cerca de 450 pessoas, tendo uma área de produção de 280 hectares, nas regiões de Odemira e Almancil, dos quais 90% são dedicados à produção ao ar livre e 10% a produção biológica.
A empresa produz para o consumidor final, sendo os seus produtos estrela as saladas refeição e as saladas mistas, mas também para terceiros e para o canal Horeca, tendo a McDonald’s entre os principais clientes.
Em conversa com a Marketeer, Nuno Crispim, director de Marketing da Vitacress, sublinha a importância da inovação para a empresa e como é que os eventos e a comunicação em ponto de venda têm ajudado a levar a marca mais além.
A inovação tem sido um dos pilares da Vitacress. O que justifica essa importância?
A inovação é fundamental para o sucesso da Vitacress e traduz o nosso compromisso com qualidade, sustentabilidade e diferenciação.
Enquanto empresa líder no sector de vegetais prontos a consumir, temos a responsabilidade de promover uma alimentação saudável e variada, pelo que todos os anos introduzimos novas receitas, em particular nas gamas de saladas mistas e saladas refeição, onde incorporamos novos ingredientes como a acelga, nuggets de proteína vegetal, quinoa, etc.
De igual forma, por sermos uma empresa verticalmente integrada, estamos continuamente a inovar nos métodos e processos de produção que utilizamos, focados em aplicar as melhores práticas agrícolas e minimizando o impacto ambiental das nossas operações, rumo ao objectivo do nosso Programa de Sustentabilidade que visa atingir a neutralidade carbónica em 2040, 10 anos antes da meta da União Europeia.
Enquanto marca, também incorporamos a importância da inovação, mais recentemente ao lançar uma nova assinatura: “Folhas que Respiram e Inspiram”. Este mote dá destaque às nossas folhas, que são vendidas em embalagens microperfuradas para que continuem a respirar, mantendo assim a sua frescura, e que inspiram um estilo de vida saudável, graças à variedade de receitas e conveniência de um produto pronto a comer.
Qual o investimento anual em I&D?
É difícil quantificar o investimento anual que fazemos nesta área, na medida em que envolve quase todas as áreas da empresa, mas representará anualmente algumas centenas de milhares de euros.
Quais os produtos estrela da marca?
A Vitacress é especialmente reconhecida pelas suas Saladas Refeição e as Saladas Mistas, graças à frescura, variedade e conveniência que oferecem aos consumidores.
As Saladas Refeição são prontas a consumir e destacam-se pela sua praticidade, por incluírem garfo, molho e uma fonte de proteína (carne, peixe, queijo), sendo uma escolha popular entre quem procura opções de refeições rápidas, acessíveis e nutricionalmente equilibradas.
Por outro lado, as Saladas Mistas são primordialmente compostas por folhas baby cuidadosamente seleccionadas, destacando-se pela qualidade e pela inovação nas combinações de vegetais que oferecem, sendo soluções práticas que colocam a frescura e a versatilidade no centro da experiência do consumidor.
Qual o peso dos produtos desenhados para o mercado profissional no volume de negócios da empresa? Que grandes clientes podem destacar?
Os produtos destinados ao mercado profissional representam cerca de 1/3 na nossa produção, reflectindo não só a oferta de produtos em formatos de maiores dimensões para o canal Horeca, como a importância que clientes como a McDonalds nos reconhecem, enquanto fornecedores locais de vegetais.
De que maneira tem vindo a evoluir a procura e a oferta de produtos biológicos?
No mercado, a procura por produtos biológicos tem registado um crescimento contínuo, embora lento, com uma taxa inferior a 10% ao ano. Esta tendência reflecte-se na nossa performance, onde nos destacamos como líderes na produção de quarta gama — vegetais lavados e prontos a consumir — biológicos. Desde 2002, temos investido nesta área e actualmente dedicamos 35 hectares das nossas quintas a culturas biológicas.
Quem é o consumidor tipo e que momentos de consumo da oferta de snacks?
Na Vitacress encaramos o nosso snack de Cenoura Baby 125g como uma oferta complementar às restantes gamas, destinada a um consumidor urbano, informado e activo, que valoriza praticidade e nutrição ao longo do dia, como seja numa pausa no trabalho, um snack no carro ou num passeio ao ar livre, respondendo à procura crescente por opções de snacking leves e equilibradas.
E das saladas refeição?
As saladas refeição são especialmente populares entre consumidores que procuram uma opção prática, nutricionalmente equilibrada e económica para as suas refeições principais, seja ao almoço ou jantar. São ideais para quem tem uma rotina agitada e valoriza uma alimentação saudável e completa. Particularmente no Verão, notamos um crescimento significativo neste segmento, relacionado com o aumento de oportunidades de consumo de refeições ao ar livre, como nas idas à praia, e respondendo a uma maior procura por refeições pouco calóricas.
Quais os pilares em que assenta a estratégia de sustentabilidade da marca?
A estratégia de sustentabilidade da Vitacress assenta no programa Second Nature, que consolida um compromisso de décadas com as melhores práticas agrícolas e industriais. Este programa articula-se em nove pilares fundamentais, dos quais destacamos o foco na promoção da biodiversidade e o uso eficiente de água. Cada pilar traduz a nossa visão de sustentabilidade em acções concretas, rumo ao objectivo de atingirmos a neutralidade líquida de carbono até 2040, 10 anos antes das metas da União Europeia. Os restantes pilares são: Redução de emissões de CO2, Redução de uso de plásticos, Redução do desperdício alimentar, Eliminação do uso de turfa, Gestão sustentável de resíduos e Sustentabilidade dos solos.
Ao longo de 2024, quais as principais apostas da marca em termos de eventos de terceiros?
Ao longo de 2024 a Vitacress marcou presença em várias iniciativas, das quais destacamos a Feira do Livro de Lisboa, o Congresso da Associação Portuguesa de Nutrição, QSP Summit e Food Attraction Madrid. Cada uma destas participações foi escolhida para reforçar o posicionamento da Vitacress em áreas estratégicas: por exemplo, na Feira do Livro apresentamos ao público a nova assinatura “Folhas que Respiram e Inspiram”; já no QSP Summit e Food Attraction fortalecemos a ligação da marca às últimas tendências e inovações do sector agroalimentar; junto da Associação Portuguesa de Nutrição promovemos as nossas soluções de alimentação junto de uma comunidade técnica e prescritora.
No que toca a eventos em nome próprio, a Vitacress organizou um evento, em Julho, em torno do tema do autocuidado. O que pretendia a marca com este evento? Que objectivos e que resultados?
Ao organizar o evento ‘Folhas que Respiram e Inspiram a Cuidar de Si!’, a Vitacress teve como objectivo reforçar o seu compromisso com um estilo de vida saudável e sustentável, posicionando-se não apenas como uma marca de alimentos, mas como um parceiro activo na promoção do bem-estar. Este evento surgiu como uma evolução natural do caminho que a marca começou em 2022 com o lançamento do ‘Alfabeto do Autocuidado’, juntamente com a psicóloga Helena Paixão, cujo sucesso junto dos consumidores demonstrou a importância deste tema.
O evento foi pensado para clientes, parceiros e consumidores, explorando o autocuidado nas suas várias dimensões — física, mental e emocional. Com um painel de especialistas e estações de experimentação, abordámos áreas essenciais para o equilíbrio e hábitos de vida saudáveis, como o sono, o desporto, o skincare, a escrita terapêutica e a alimentação saudável, com ênfase na nossa oferta.
Os resultados foram extremamente positivos, com uma ampla adesão e uma resposta entusiasta dos participantes, que reforçou a percepção da Vitacress como uma marca que se preocupa activamente com o bem-estar dos consumidores. Este evento consolidou a nossa mensagem e aumentou a awareness em torno do autocuidado, respondendo a uma necessidade crescente, especialmente no contexto pós-pandemia, de encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional e adoptar hábitos de vida mais saudáveis
É de esperar a realização de novos eventos ainda este ano?
Não está prevista a realização de mais eventos este ano, mas permaneceremos atentos a novas oportunidades que reforcem o nosso compromisso com consumidores e parceiros, alinhadas com a nossa missão e valores.
Qual a importância dos influenciadores para a estratégia de marketing e comunicação da Vitacress?
O mundo da comunicação evoluiu significativamente nos últimos anos, e isso é evidente no crescimento do marketing de influência. A Vitacress tem seguido um caminho sustentado nesta área, utilizando-a para já como complemento da restante comunicação.
Que evolução em termos de volume de vendas comparando os primeiros 9 meses deste ano com o período homólogo de 2023? O que justifica esses números?
O ano de 2024 está a provar-se um ano de crescimento significativo, que nos aproxima de máximos históricos pré pandemia, muito graças à crescente tendência de alimentação saudável que reforçamos com o lançamento de 4 novas saladas mistas (Primavera Iceberg, Mix da Época, Salada Camponesa e Salada da Casa), apoiadas com um maior foco em campanhas de comunicação no ponto de venda.
Qual o volume de negócios em 2023?
Em 2023 a Vitacress atingiu um volume de negócios de cerca de 40 milhões de euros, com performances muito interessantes especialmente nos segmentos de Saladas Refeição.
Qual o peso da exportação e quais os principais mercados de destino?
A exportação representa cerca de 15% do volume de negócios, com os principais mercados de destino localizados na Europa, nomeadamente Reino Unido e Espanha, onde a procura por produtos frescos e de alta qualidade continua a crescer.
Que peso da produção para terceiros, em Portugal, e quais as empresas para as quais é feita?
A produção para terceiros é uma componente estratégica do nosso negócio, permitindo-nos optimizar a capacidade produtiva e colaborar com marcas de prestígio em Portugal.
Qual a área total de produção e número de funcionários?
A Vitacress conta com uma área de produção de 280 hectares, nas regiões de Odemira e Almancil, dos quais 90% são dedicados à produção ao ar livre e 10% a produção biológica.
A equipa é composta por cerca de 450 colaboradores, que são o coração da nossa operação, garantindo que cada etapa do nosso processo, do cultivo à entrega, é realizada com excelência e atenção ao detalhe.
Texto de Maria João Lima