Novembro e Dezembro com 50% das vendas da Barbie

borboletaA Mattel associou-se à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) através do projecto “Uma nova casa para a Barbie”. Trata-se de um concurso que desafia os alunos da FAUP a desenharem a nova “casa de sonho” da Barbie.

A procura de uma nova ‘Dreamhouse’ da Barbie faz parte da estratégia internacional da Mattel. Nos EUA e Canadá, por exemplo, a Barbie visitou 13 cidades à procura de casa com o seu camião cor de rosa. Em cada paragem, abria as portas a todas as meninas que podiam participar num desfile de moda ou construir a sua “casa de sonho”. A boneca mais famosa do mundo também procurou inspiração para a sua casa em Paris. Instalou-se num apartamento em St. Germain de Prés, onde as crianças puderam dar asas à sua imaginação em ‘creative labs’, onde redecoravam a casa da Barbie. Já no Reino Unido, a Barbie associou-se à designer de moda Roksanda Ilincic que, em parceria com a SHOWStudio, remodelou a casa com um look inovador.

Concurso “Uma Nova Casa para a Barbie”

Lançado a 14 de Outubro, o concurso “Uma Nova Casa para a Barbie” é promovido pela FAUP em parceria com a Mattel Portugal, com o apoio da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura (AEFAUP). O desafio feito aos participantes é o de apresentarem propostas originais e inovadoras sem, no entanto, descurarem do potencial educativo e da exequibilidade a que uma casa de bonecas obriga.

O concurso é dirigido aos alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura (cuja matrícula se encontre válida no dia da candidatura) e aos estudantes estrangeiros que estudem na FAUP ao abrigo de um protocolo de mobilidade. Os jurados são o escultor Juan Bordes (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid), Sally Eagle (Product Design Manager da Barbie Entertainment Design Group, Mattel Inc./ BFA in Toy Design from Otis College of Art and Design), Maria Madalena Ferreira Pinto da Silva (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e os arquitectos José Mateus (ARX Portugal/Trienal de Arquitetura de Lisboa) e Virgínio Moutinho (Fotógrafo, Escultor e Arquitecto).

Até agora estão 43 grupos inscritos (cerca de 130 pessoas a concorrer). Com o sucesso nas inscrições, o concurso foi alargado, ou seja, o prazo limite de inscrições é a data de entrega, isto é, até às 17h do dia 14 de Fevereiro de 2014 na sede da AEFAUP. Os autores dos três projectos melhor cotados serão premiados com um computador portátil MacBook Pro, um telemóvel iPhone 4S  e um iPad 16 GB, respetivamente.

No âmbito do concurso que está a decorrer em território nacional, a Marketeer colocou algumas questões a Sara Marçal, directora de Marketing da Mattel Portugal.

Qual o motivo que levou a Mattel a avançar para o lançamento de um concurso deste género em Portugal?

Este ano a Mattel Portugal teve um desafio que foi lançado com o anúncio da Barbie querer mudar de casa e estar activamente à procura de uma nova em todo o mundo. Cada país desenvolveu um projecto local para ampliar esta iniciativa e para “poder” convencer a Barbie a escolher o seu destino. Para Portugal, surgiu a ideia de se criar de raiz a casa da Barbie, de desenhá-la à sua medida e gosto. E, por isso, pareceu-nos muito interessante convidar a universidade de Arquitectura do Porto.

Porquê a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto?

A excelência e inovação eram conceitos essenciais em qualquer iniciativa que se lançasse e, em Portugal, surgiu esta parceria inédita com a FAUP. Para a Mattel é uma honra ter uma das melhores universidades do mundo a desenhar a casa. Esta universidade foi mesmo a única a ganhar dois prémios Pritzker, o que nos faz imaginar quais os projectos que estes futuros arquitectos nos vão apresentar para uma celebridade como a Barbie.

Este concurso terá alguma possibilidade de se tornar anual?

Para já não temos isso previsto. No mundo cor de rosa da Barbie, todos os anos temos iniciativas diferentes que tentam ir ao encontro das aspirações das meninas e que tentam inspirar a sua imaginação. Isto faz com que tenhamos de inovar constantemente nestes programas.

Alguma vez o design da casa da Barbie estivera a concurso?

A primeira Dreamhouse da Barbie foi desenhada em 1962 pela Ruth Handler. Desde aí esta casa sofreu inúmeras remodelações feitas pelas equipas globais de design que tem adaptado a casa ao imaginário das meninas.

Estamos no mês de Novembro e o Natal está quase aí. Quais as acções delineadas pela Mattel para que a Barbie se destaque face às restantes bonecas existentes no mercado?

cavaleira

A Barbie é uma das propriedades mais fortes de menina no mercado português de brinquedos e temos programas de Marketing 360º, muito completos para os vários segmentos da marca.

No mercado dos brinquedos é muito importante contar as histórias, por isso uma grande parte do plano começa com o lançamento de séries e filme na televisão, DVDs, internet e livros. A Barbie lança dois DVD´s este Natal: “Barbie Mariposa” e “Barbie e uma História de Cavalos”. Estes filmes passam no canal Panda este Outono e durante o Natal, bem como os respectivos vídeo clips. Lançamos também colecções de livros que suportam estas histórias na televisão e na internet.

Temos também nove campanhas de publicidade tradicional em televisão, num mix alargado de canais, bem como imprensa infantil, nomeadamente na revista Barbie. O plano digital para a Barbie cobre várias ferramentas deste youtube, a uma série de web episodes em modo reality-show, onde a Barbie conta as suas peripécias do dia a dia.

Finalmente, não nos podemos esquecer do ponto de venda, onde apostamos fortemente este ano criando em algumas lojas um shop in shop dedicado à Barbie sob o tema da casa da Barbie.

Em Portugal, quanto representam as vendas da Barbie nos meses de Novembro e Dezembro face ao global do ano?

A Barbie é uma marca bastante sazonal e as vendas em Novembro e Dezembro representam cerca de 50% das vendas desta marca.

Qual é, actualmente, o público-alvo da Barbie?

O target directo são meninas dos 4-7 anos. Como target secundário temos as Mães e as colecionadoras de Barbie, que são normalmente mulheres dos 30-45 anos.

No universo Mattel, quais são as principais apostas para este Natal?

Este ano, a Barbie traz-nos dois filmes de sucesso no Natal. O regresso da “Barbie Mariposa” vai marcar o imaginário de uma nova geração de meninas e em “Uma Aventura de Cavalos” a Barbie e as suas irmãs vão conhecer um cavalo mágico que se torna a grande aposta deste Natal… porque é mesmo mágico! Sabemos que os brinquedos alusivos a estes dois filmes vão fazer parte da lista de desejos das meninas.

Já nos corredores de Monster High, todos querem pedir 13 Desejos ao génio da lâmpada! O novo filme “Monster High 13 Monster Desejos” e os brinquedos do filme estão cheios de assombrosas aventuras!

Também este Natal algo vai agitar o previsível mundo dos contos clássicos: os filhos adolescentes das mais famosas personagens encantarão as meninas ao reescreverem os primeiros capítulos das suas próprias histórias! Ever After High é o liceu onde estudam os filhos das personagens dos contos clássicos, e onde alunas como a Apple White, a filha da Branca de Neve, e a Raven Queen, a filha da Bruxa Má, irão decidir se querem seguir os passos dos seus pais ou se escolhem descobrir o seu próprio Final Feliz.

Na gama de rapazes, a Hot Wheels cativa cada vez mais fãs com pistas completamente personalizáveis – cada dia pode haver uma corrida diferente com o “Superpack Constrói a Tua Pista”!

E um novo herói surge este ano com Max Steel, um adolescente como tantos outros mas que tem superpoderes graças ao seu amigo extraterrestre Steel. Juntos eles geram Energia Turbo e salvam o mundo! Os brinquedos Max Steel incluem piões, arenas para lançar os piões, figuras e veículos de acção e uma espada interactiva!

Os mais pequenos também têm muitas surpresas da Fisher-Price: o “Macaquinho dos Opostos Aprender e Brincar” é um dos brinquedos deste Natal.

E ainda o Scrabble que faz 65 anos e apresenta agora uma nova versão de jogo e uma nova imagem.

Texto de Maria João Lima

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