Nova solução de apoio à gestão quer descomplicar a vida de freelancers criativos

Trabalhar por conta própria acarreta várias vantagens, mas também muitos desafios. Um deles diz respeito à gestão e à contabilidade, que poderá não ser o forte de todos os profissionais que optam por seguir uma carreira freelance. A plataforma apatricia.com nasce a pensar precisamente nestes casos, apontando em particular a quem trabalha na área da criatividade.

«É um projecto de apoio individual e corporativo, que surgiu com o objectivo de apoiar pessoas que também resolveram arriscar no desenvolvimento do seu negócio. O foco dos freelancers da indústria criativa tem de estar na criatividade, não sobrando muito tempo nem vontade para outras tarefas mais burocráticas», explica Patrícia Cruz Silva, responsável pela solução apatricia.com.

Em comunicado, Patrícia Cruz Silva sublinha ainda que, muitas vezes, esta falta de tempo para o lado mais financeiro do negócio leva a declarações entregues fora do prazo e até coimas. Noutras situações, podem não aproveitar deduções ou ter noção do impacto fiscal dos valores facturados.

«Aquilo que garantimos é um apoio personalizado, que nos permite tomar conta dessas questões para que possam focar-se no que de facto fazem bem», acrescenta a fundadora – que soma uma carreira de 10 anos como responsável financeira da TorkeCC. Ao longo do seu percurso, foi percebendo que abrir e fechar actividade ou emitir facturas, por exemplo, são tarefas que podem ser complicadas na comunidade criativa e decidiu que estava na altura de ajudar.

Ela própria trabalhadora independente, Patrícia Cruz Silva desenhou uma solução personalizada pensada para apoiar freelancers e pequenas estruturas na organização dos seus negócios. O público-alvo são, principalmente, jovens activos, na faixa etária dos 18 aos 45 anos, com particular incidência no intervalo entre os 25 e os 34.

Artigos relacionados