Nova rede social não permite selfies. Já conhece a Poparazzi?
Há uma nova rede social a dar que falar. Desta vez, não se trata de uma plataforma que privilegia a palavra e o áudio, como o Clubhouse, mas sim um espaço onde as selfies são proibidas. Chama-se Poparazzi e apresenta-se como uma aplicação de partilha de fotografias que transforma os amigos em paparazzi.
“O teu perfil no Poparazzi é criado pelos teus amigos quando eles tiram fotos tuas. Por outro lado, tu crias os perfis dos teus amigos quando tiras fotos deles”, explica a rede social. Sempre que for publicada uma imagem do utilizador, é enviada uma notificação para que o mesmo possa vê-la e eliminá-la caso deseje.
Qualquer pessoa pode tirar fotografias de outra pessoa, mas apenas utilizadores que sejam seguidos pelo “dono” do perfil é que podem publicar. As imagens partilhadas por utilizadores que não são seguidos pelo mesmo são sujeitas a um processo de aprovação antes de aparecerem no perfil.
De acordo com dados divulgados por Paulo Rossas, Chief Innovation na Lisbon Digital School, o Poparazzi foi capaz de destronar o TikTok nos Estados Unidos da América e também está a ter um desempenho positivo em Portugal: a aplicação para iOS teve entrada directa para a segunda posição do top das mais descarregadas, no passado dia 24, e por lá continua. Numa publicação partilhada na sua página de LinkedIn, o profissional indica que só a nova app Lidl Plus consegue superar o Poparazzi.
A nova rede social parece surgir como uma espécie de “anti-Instagram”, recusando os feeds recheados de imagens editadas, selfies e fotografias demasiado pensadas e planeadas. A ideia será partilhar a vida real dos utilizadores, através de momentos captados por paparazzi que acompanham esses mesmos momentos.