Nova plataforma da NOS com 5G revoluciona adoção animal e realidade aumentada
A NOS, em parceria com a Animalife, o IRA e a Animais de Rua, lançou a plataforma de adoção animal “Pata à Porta”, uma iniciativa inovadora que utiliza Realidade Aumentada (AR), acelerada pela tecnologia 5G, para aproximar as pessoas dos animais disponíveis para adoção.
Este projeto piloto, ainda em fase beta, visa ajudar os potenciais adotantes a criar uma ligação emocional com os animais, mesmo sem a necessidade de deslocação física às instituições de acolhimento.
A plataforma, desenvolvida integralmente pela NOS, oferece uma experiência imersiva, permitindo visualizar cães e gatos em 3D a partir dos ecrãs de smartphones. Durante um mês, os animais “saltarão” para o mundo real, proporcionando aos adotantes uma visão realista de como seria tê-los em casa. O objetivo é aumentar a empatia e facilitar o processo de adoção, tornando-o mais simples e acessível.
Margarida Nápoles, Diretora de Comunicação Corporativa da NOS, salienta que “esta iniciativa vem reforçar o compromisso da NOS de colocar a tecnologia e o 5G ao serviço da comunidade e encontrar respostas para problemas reais, como o abandono animal. O nosso objetivo é chamar a atenção para este problema, facilitando o processo de adoção responsável, e fazendo com que mais animais possam ter uma vida feliz num lar com pessoas que os possam estimar e cuidar”.
Rodrigo Livreiro, Presidente da Animalife, sublinha que “só em 2023 foram recolhidos mais de 45 mil animais abandonados e este é um número que tem vindo a aumentar de ano para ano. Apesar de o número de adoções também ter vindo a subir, ainda não são suficientes para darmos um lar a todos. Esta iniciativa vem aumentar a visibilidade deste problema e facilitar a ligação entre os animais e as pessoas. É ótimo podermos contar com a tecnologia para encurtarmos o caminho entre os nossos animais e o coração das pessoas que os podem adotar.”
Os animais em exibição encontram-se atualmente em famílias de adoção temporária, à espera de um lar definitivo.