Nova ferramenta do Twitter ajuda a evitar guerras entre utilizadores

Se há plataforma onde as discussões se podem tornar mais acesas é o Twitter. Razão pela qual a própria plataforma decidiu desenvolver uma ferramenta que avisa os utilizadores sobre a possibilidade de guerra iminente – para que possam colocar um travão na conversa e poupar algumas trocas de palavras desagradáveis.

“Alguma vez quiseste saber a vibe de uma conversa antes de te juntares?”, pergunta o Twitter numa publicação onde dá conta dos testes que está a levar a cabo neste âmbito. Segundo a rede social do passarinho azul, a nova ferramenta está disponível para dispositivos Android e iOS e funciona como uma espécie de alerta pré-conflito.

O Twitter adianta também que a novidade ainda se encontra em fase de teste e que a ideia é aprender mais sobre como promover interacções mais saudáveis. Nas imagens disponibilizadas pela plataforma, é possível ver um aviso de que “conversas como estas podem ser intensas” e, ainda, um guia de empatia que lembra os utilizadores do valor dos factos e da diversidade de perspectivas.

Outros avisos do género já implementados surgem sempre que alguém tenta partilhar um tweet que não leu ou quando um utilizador está prestes a publicar um comentário que o Twitter identifica como tendo potencial de ofensa. Em qualquer dos casos, a intenção da rede social é minimizar situações de abuso ou assédio.

Artigos relacionados